Politica

Quatro disputarão eleição da lista tríplice para cargo de procurador-geral

postado em 19/04/2011 08:31
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, terá três concorrentes na disputa pela recondução ao cargo. Embora a nomeação do procurador que comandará o Ministério Público Federal (MPF) pelos próximos dois anos seja de livre escolha da presidente da República, Dilma Rousseff, a disputa oficial se inicia nas eleições para a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República, que agrega 1.070 associados.

O prazo para o registro de candidaturas terminou ontem à noite. Os adversários de Gurgel são Rodrigo Janot, ex-diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União; Antonio Carlos Fonseca, subprocurador-geral que atua no Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Ela Wiecko, ex-presidente da ANPR, que fez parte da última lista tríplice, formada em 2009. Na ocasião, Ela obteve 314 votos, ficando em terceiro lugar, com 168 votos a menos que Gurgel. O segundo colocado, na ocasião, havia sido Wagner Gonçalves, com 429 votos ; ele não se candidatou dessa vez.

Até a sexta-feira da semana passada, somente Gurgel e Janot tinham registrado candidatura. Foi somente ontem, já no fim da tarde, que outros dois nomes se apresentaram para concorrer. Nos bastidores da Procuradoria-Geral da República (PGR) falava-se, inclusive, no risco de a lista não ser tríplice.

A candidatura de Ela Wiecko é a que deve incomodar a pretensão de Gurgel de chefiar o MPF por mais dois anos. Além de ter recebido o apoio de 30% dos procuradores nas eleições de dois anos atrás, Ela carrega a possibilidade de ser a primeira mulher a chefiar o MPF. Mesmo que não seja a mais votada, é a única opção feminina da lista para Dilma, que tem dado amplo espaço para as mulheres em suas nomeações.

As eleições estão previstas para 4 de maio. Dois dias antes, a ANPR realizará um debate entre os candidatos. Bigonha pretende entregar a lista tríplice à presidente Dilma, em audiência no dia 5, uma semana antes de ele deixar o comando da associação, que será presidida, a partir de 12 de maio, pelo atual chefe da Procuradoria Regional da 1; Região, Alexandre Camanho.

;A adesão de mais duas candidaturas fez a lista deixar de ser classificatória, para ser eliminatória;, afirmou Bigonha. ;Como o presidente Lula sempre prestigiou a lista, temos a expectativa de que a presidente Dilma também a siga;, acrescentou. O mandato de Gurgel termina em 22 de julho.

Os candidatos
Veja quem se inscreveu para integrar a lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República

Antonio Carlos Fonseca da Silva
Subprocurador-geral da República, atua em processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ela Wiecko
Ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República,
a subprocuradora-geral da República atua na área de direitos
humanos e, atualmente, é corregedora-geral do MPF.

Roberto Gurgel
Atual procurador-geral da República, aparece como o favorito na disputa, por conta do trabalho que vem fazendo à frente do MPF, considerado eficaz por colegas e integrantes do Conselho Nacional do MP.

Rodrigo Janot
Ex-diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União,
o subprocurador-geral da República faz oposição ao atual chefe do MPF, Roberto Gurgel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação