Politica

Roberto Requião agride jornalista nas dependências do Senado

Irritado após ser questionado se pretende abrir mão da aposentadoria que recebe por ser ex-governador, parlamentar paranaense arranca gravador da mão de repórter, apaga cartão de memória e classifica profissional da imprensa de "engraçadinho" via Twitter

postado em 26/04/2011 08:26
Após o incidente de ontem, Roberto Requião provocou a imprensa via Twitter: O senador Roberto Requião (PMDB-PR) tomou e apreendeu o material de trabalho de um repórter que o entrevistava nas dependências do Senado na tarde de ontem. O jornalista Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, questionou o parlamentar sobre a aposentadoria vitalícia que ele recebe do governo do Paraná, em virtude dos mandatos exercidos no comando do estado.

O contexto da pergunta era o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pagamento de benefícios a ex-governadores, julgamento que voltará à pauta da Corte neste semestre. Requião tirou o gravador das mãos do repórter e seguiu com o material para seu gabinete.

O jornalista recorreu à Polícia Legislativa do Senado para reaver o equipamento, mas os agentes disseram que apenas o corregedor da Casa teria poderes para interpelar um parlamentar. A Corregedoria está vaga desde a legislatura passada, quando o último titular do cargo, Romeu Tuma (PTB-SP), morreu.

Após a insistência do repórter no gabinete do parlamentar, o gravador foi devolvido, mas sem o cartão de memória em que o profissional guardava a entrevista de Requião e outras gravações feitas ao longo da segunda-feira para reportagens da rádio. O Correio procurou o gabinete do senador paranaense, mas o ex-governador não quis se pronunciar.

Em seu Twitter, Requião reclamou que a entrevista foi ;agressiva; e disse que algumas perguntas da imprensa se assemelham à prática de bullying. ;Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo.; E continuou: ;Jornalistas querem transformar entrevistas em bullying. Censura não, respeito, sim;.

Em sua página no Twitter, Roberto Requião disse que apagaria a gravaçãoEmpresas de jornalismo e repórteres foram alvo da crítica do senador, que classificou os profissionais de ;catigoria;. ;O jornalista agressor está conseguindo o sucesso que pretendeu, e a ;catigoria; está alvoroçada. A discussão é boa. Sou dono da minha entrevista e da minha opinião. Agressividade irritante e desnecessária;, escreveu Requião no microblog, acrescentando, ainda, que divulgaria o áudio da entrevista em seu site pessoal. ;Vou postar na íntegra a entrevista que neguei ao repórter. Que tal ouvirem antes do corporativismo histérico?;, provocou.

Victor Boyadjian reclamou que, ao apagar os arquivos do cartão de memória, Requião acabou com um dia inteiro de trabalho, pois as demais entrevistas realizadas estavam armazenadas no dispositivo. ;Acreditei que não receberia o gravador de volta. Não é justo ele ter o material e eu não. Eram arquivos de um dia inteiro de trabalho;, conta Boyadjian.

Censura

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal divulgou nota de apoio ao profissional atacado. ;Solidariedade ao colega Victor Boyadjian, repórter da Rádio Bandeirantes, que teve o gravador tomado pelo senador Roberto Requião. Arbitrariedade não é prerrogativa de nenhuma autoridade. Que a censura fique no passado sombrio ao qual pertence.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação