Politica

Ataques virtuais pelo terceiro dia consecutivo preocuparam outros órgãos

Sites do IBGE e do Ministério da Cultura são invadidos . Conta do presidente da Câmara no Twitter é modificada

postado em 25/06/2011 08:00
Pelo terceiro dia consecutivo, sites do governo federal sofreram ataques de hackers. Ontem (24/6), os ciberpiratas invadiram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Cultura (MinC). As duas instituições informaram que não houve roubo de dados, mas as investidas virtuais preocuparam outros órgãos. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por exemplo, tirou seu site do ar a fim de reforçar a segurança. Pela manhã, mais de 200 voos foram cancelados no país e chegou-se a cogitar que o problema tivesse relação com o vandalismo na rede. Mas a Infraero refutou a hipótese, assegurando que o tráfego aéreo foi prejudicado devido às más condições climáticas em alguns aeroportos.

A página do IBGE foi afetada por cerca de 11 horas, entre a madrugada e a tarde de sexta-feira. Quem acessava o portal do órgão via um olho pintado de verde e amarelo com a inscrição ;ordem e progresso;, imagem colocada pelos vândalos cibernéticos. ;O IBGE assegura que o banco de dados de todas as pesquisas está preservado, já que não foi atingido pela ação de hackers;, afirmou o instituto, por meio de nota.

Os ataques começaram na madrugada de quarta-feira, quando hackers invadiram os sites da Presidência da República, da Receita Federal e da Petrobras. As ações prosseguiram no dia seguinte, causando instabilidade nas páginas dos mesmos órgãos, além do Senado e do Ministério do Esporte.

Ao contrário dos demais órgãos, cuja invasão é atribuída à organização LulzSecBrasil, a autoria da investida contra o IBGE é assinada por Fireh4ck3r, mas não há confirmação se é um grupo ou um apenas um hacker.

No caso do MinC, não foi identificado o autor da ação, mas a pasta ;detectou uma sobrecarga de acesso, causada por apenas um IP que parecia querer derrubar o servidor do ministério;, informou o órgão, por meio de nota. Ainda ontem, o Ministério do Esporte afirmou que as informações divulgadas por ciberpiratas referentes a repasses de verbas feitos pelo Executivo a estados eram falsas.

Nos últimos três dias, pelo menos sete órgãos públicos sofreram invasões, incluindo a Petrobras, que, ontem, negou danos ao sistema da estatal. Na quarta-feira, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) confirmou que os ataques virtuais ao governo foram os mais intensos já ocorridos.

Câmara
Na quinta-feira, os cibervândalos divulgaram dados pessoais da presidente Dilma Rousseff; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; e do ministro da Educação, Fernando Haddad; entre outros políticos. Registros de CPF supostos números telefônicos estavam entre os dados publicados. Ontem, houve mais uma vítima entre os políticos. Dessa vez, o alvo foi o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que teve o perfil no Twitter hackeado. Os piratas virtuais colocaram no perfil do parlamentar um link que levava a um site com a foto de uma garota. Segundo a assessoria de deputado, o controle da página foi retomado. ;O perfil do presidente Marco Maia foi temporariamente hackeado, mas já restabelecemos o controle;, postou a assessoria de Maia no microblog.

150 milhões de acessos por segundo na Receita

O momento mais intenso dos ataques virtuais aos sites oficiais ocorreu entre a meia-noite e as 3h de quarta feira, quando foram identificados pelo Serpro 2 bilhões de acessos para derrubar as páginas do governo. O principal alvo foi o site da Receita Federal, que sofreu um ataque de 150 milhões de acessos por segundo. O número supera os momentos de pico de consulta ao portal, verificados com a proximidade do término da entrega das declarações do Imposto de Renda: 2 milhões por segundo. Ao longo da quarta-feira, os ataques diminuíram de intensidade, chegando aos 320 milhões durante o dia. O Serpro ainda não tem os números fechados sobre os ataques na quinta-feira e ontem. (Paulo de Tarso Lyra)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação