Politica

Construtoras têm assento privilegiado nas instalações do Dnit

postado em 12/07/2011 08:31
Autarquia é apontada como um dos ralos de recursos públicos na crise do Ministério dos TransportesFuncionários de empresas do ramo de construção, como consultoras de engenharia que mantêm contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), atuam dentro do órgão em prol das empreiteiras. Os empregados dão expediente na sede do Dnit em Brasília e pelo menos dois deles atuam na Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF).

Uma das contratadas é Consuelo Campos, filha do deputado federal Júlio Campos (DEM-MT). Ela é empregada da Urbaniza Engenharia, que recebeu R$ 1,53 milhão do Dnit nos últimos três anos por projetos de contornos ferroviários. Consuelo atua na DIF, cujo titular é Geraldo Lourenço de Souza Neto, como confirma o deputado Júlio Campos:

;Geraldo é meu amigo pessoal e convidou minha filha para trabalhar diretamente com ele. Ele precisava de alguém que entendesse do assunto.; Consuelo diz que ;vai com frequência; ao Dnit. ;Quando preciso atualizar os serviços de medição, enviar emails à empresa, utilizo a sala do Dnit. Várias pessoas estão nesse mesmo esquema.;

Funcionário de outra consultoria, a Astec Engenharia, Weberson ; ele não quis dizer seu sobrenome ; foi localizado pelo Correio no setor de apoio à DIF. Por telefone, afirmou ser ;assistente administrativo; na diretoria. ;Sou contratado pela Astec, terceirizado, e minha contratação é baseada numa prestação de serviços acertada com o órgão.; A Astec já recebeu do Dnit, em 2009, 2010 e neste ano, R$ 9,6 milhões em contratos de consultoria e elaboração de projetos de engenharia, principalmente de contornos ferroviários sob a responsabilidade da DIF.

O deputado Júlio Campos é ex-governador e ex-senador por Mato Grosso e irmão do senador Jayme Campos (DEM-MT). O diretor-geral afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot, é de Mato Grosso, foi primeiro suplente de Jayme e renunciou à primeira suplência para continuar na chefia do órgão. Segundo Júlio Campos, o atual diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Geraldo Lourenço, ficou à disposição de seu gabinete no Senado na década de 1990. A filha do deputado, Consuelo Campos, diz que o diretor do Dnit apenas a ;ajudou; a conseguir o emprego na Urbaniza Engenharia. ;O diretor disse que tinha interesse em ter alguém em Brasília. Eu me considero uma pessoa de confiança de Geraldo.; Consuelo afirma ser apenas ;visitante; no Dnit, sem atribuições no órgão. ;Todas as pessoas que trabalham com obras usam a estrutura do Dnit.;

[SAIBAMAIS]Expediente
O diretor de Infraestrutura Ferroviária afirma que Consuelo e Weberson trabalham para a Urbaniza e para a Astec Engenharia, respectivamente, e que os dois não têm qualquer função dentro do Dnit. ;Eles ficam no Dnit, mas não dão expediente, não estão na folha de pagamento, não atesto a frequência;, afirma Geraldo Lourenço. Diretor técnico da Urbaniza Engenharia, Alexandre Verski nega qualquer irregularidade na atuação de Consuelo.

;Ela trabalha, não é funcionária fantasma, atua dentro do Dnit verificando nossos contratos. Achamos por bem colocá-la lá dentro.; Os diretores da Astec não deram retorno às ligações da reportagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação