Politica

Recesso antecipado do Congresso ajuda governo

postado em 15/07/2011 08:00
A pausa no Congresso é vista como chance de reduzir ímpetos de oposicionistas por convocações e CPIsO recesso do Congresso veio a calhar para o governo. Em meio à tempestade que atinge a base aliada, após duas quedas e mudanças de ministros e denúncias de corrupção, o Planalto terá 20 dias de silêncio no Legislativo, contanto que as férias da oposição funcionem como água para resfriar a temperatura dos escândalos.

O recesso foi antecipado e teve início, na prática, quando as casas votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na quarta-feira. Mas o semestre legislativo se encerra, oficialmente, segunda-feira, dia 18. A previsão é que os trabalhos sejam retomados em 2 ou 9 de agosto.

Para a oposição, o calendário dos escândalos gerou certa frustração. Os adversários se articulavam no intuito de iniciar uma CPI para apurar denúncias no Ministério dos Transportes, associando o assunto à saída do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, quando foram interrompidos pelas férias do Congresso. Apesar da lacuna temporal, a promessa é retomar os assuntos. ;A oposição insistirá no esclarecimento. Na volta do recesso, retomaremos o debate dos escândalos Palocci, Transportes e aloprados;, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

O último teste de fogo da base antes do recesso ocorreu na última terça, quando os petistas conseguiram que a Comissão de Assuntos Econômicos rejeitasse o pedido de convocação de Ideli Salvatti, ministra de Relações Institucionais; da ex-senadora Serys Slhessarenko e do ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso, para falar sobre denúncia de envolvimento na elaboração de um dossiê contra candidato da oposição, caso conhecido como episódio dos ;aloprados;, em 2006.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Delcídio Amaral (PT-MS), comemorou a rejeição do pedido de convocação e afirmou que a decisão, às vésperas do recesso, abre espaço para a agenda de trabalhos do grupo. ;No próximo semestre, a CAE vai ser o palco de discussões das dívidas dos estados, mudanças do IPCA, royalties e financiamento do BNDES.;

No mesmo dia, o governo respirou aliviado quando Luiz Antonio Pagot, diretor afastado do Dnit, focou o depoimento na Comissão de Infraestrutura e Serviços do Senado em questões técnicas e não cumpriu a ameaça de revelar informações supostamente comprometedoras, de uso indevido de recurso para obras viárias pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O recesso também será o tempo necessário para que o governo se acerte com a cúpula do PR, que reagiu à escolha de Paulo Sérgio Passos para substituir Alfredo Nascimento, exonerado da pasta de Transportes depois de denúncias de mau uso do dinheiro público. Sem a caixa de ressonância do Congresso, governistas esperam que as conversas com o partido possam ser mais diretas, sem a influência de interlocutores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação