Politica

Deputado Federal do Maranhão Gastão Vieira é o novo Ministro do Turismo

postado em 14/09/2011 23:34
O deputado federal do Maranhão, Gastão Vieira (PMDB), 65 anos, foi o escolhido para substituir Pedro Novais no Ministério do Turismo. O Palácio do Planalto confirmou o nome do deputado na noite desta quarta-feira (14), poucas horas após Pedro Novais entregar a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff. Com Novais fora da pasta, a bancada do PMDB na Câmara indicou os 79 deputados que integram a legenda na Casa para a presidente Dilma escolher o substituto.

O novo ministro sempre foi aliado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), e tem uma relação próxima com a governadora Roseana sarneyO deputado federal eleito para assumir o Ministério do Turismo está no quinto mandato e tem uma atuação destacada no Congresso na área de educação. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ele exerceu cargos de secretário no governo do Maranhão em duas ocasiões, com passagens pelas pastas de Planejamento e Educação.

O substituto de Pedro Novais sempre foi aliado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), mas sua relação é mais próxima com a filha de Sarney, a governadora Roseana. Vieira é membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

A data da posse ainda não está confirmada, a previsão é de que ocorra na manhã de sexta-feira (16).

Denúncias

O ex-ministro Pedro Novais deixou a pasta após denúncias de uso irregular de recursos públicos. A situação de Novais se complicou nesta semana, após reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo que afirmam que o ministro pagou, com recursos da Câmara, uma empregada doméstica e que sua mulher, Maria Helena de Melo, é atendida por um motorista da Casa.

Novais já havia enfrentado denúncias de desvios de recursos em sua pasta, esquema investigado pela Operação Voucher da Polícia Federal. Nessa operação, mais de 30 pessoas foram presas e afastadas de seus cargos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação