Politica

Financiamento previdenciário precisa de reformulação, diz secretário

postado em 19/03/2012 13:57
O sistema de previdência do servidor público precisa ser reformulado porque o modelo atual de financiamento não é sustentável, disse nesta segunda-feira (19/3) o secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz.

;Hoje, temos (uma média de) 1,17 servidor para financiar a aposentadoria de um servidor, sendo que os especialistas dizem que deveríamos ter quatro servidores para ter um financiamento sustentável;, ressaltou durante audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais do Senado. ;Precisamos alterar o regime para o futuro, e , ao reformulá-lo, buscamos fazer da mesma maneira como outros países já fazem;, acrescentou.

De acordo com Mariz, nos próximos cinco anos 1,1 milhão de servidores deverão se aposentar. Ele disse ainda que nos últimos 12 anos o sistema de previdência complementar foi reformulado por meio de várias leis e o órgão criado para fiscalizar a gestão dos fundos não permite investimentos que possam gerar altos riscos.

De acordo com o secretário, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) pode pedir que o investimento de alto risco seja desfeito para que não haja prejuízos. ;O Brasil tem um sistema de previdência complementar confiável;, destacou.

O projeto que trata da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp) tramita no Senado. A ideia é criar um Fundo de Previdência Complementar para os Servidores Federais de cada um dos Três Poderes. O projeto também estabelece que os servidores contratados depois que as mudanças entrarem em vigor contribuirão com 11% sobre o teto do Regime Geral de Previdência Social, hoje em R$ 3.691,74, valor da aposentadoria a que terão direito. Caso queiram receber um valor maior, terão que contribuir para a Funpresp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação