Politica

PSOL apresenta representação para abertura de processo contra Demóstenes

postado em 28/03/2012 18:46
Brasília - O PSOL apresentou nesta quarta-feira (28/3) representação no Conselho de Ética do Senado contra o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Os representantes do partido querem que o conselho abra processo por quebra de decoro parlamentar baseado em denúncias veiculadas na imprensa sobre as relações de Torres com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

A representação cita as gravações feitas pela Polícia Federal que registram solicitação de dinheiro a Cachoeira, feita por Demóstenes. As gravações também registram informações privilegiadas repassados por Demóstenes para o controlador do jogo do bicho em Goiás.

;Apresentamos a representação contra o senador Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado por achar que já existem denúncias bastante consistentes contra ele;, explicou o presidente do PSOL, deputado Ivan Valente (SP).

Segundo ele, o partido aguarda mais informações sobre a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que resultou na prisão de Cachoeira, para também pedir investigações sobre outros parlamentares. Os deputados Carlos Alberto Lereia (PP-GO) e Sandes Júnior (PSDB-GO) também são citados nas reportagens que mostram os grampos telefônicos vazados. Valente acredita que ainda não há consistência nas denúncias contra os deputados para que o partido apresente representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

;Pedimos ontem ao procurador-geral da República outros dados de gravações e denúncias para que a representação que pretendemos fazer tenha consistência. Entendemos que ainda faltam dados objetivos para a entrada no Conselho de Ética da Câmara;, explicou Valente.

Colega de oposição de Demóstenes Torres, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), disse que ;não é agradável; pedir que um colega seja investigado. Apesar disso, ele disse que ;graves e notórios acontecimentos; estão sendo mostrados e o Congresso Nacional está sendo chamado a se manifestar sobre eles.

Para Randolfe, o bicheiro Carlinhos Cachoeira tem relacionamentos ;amplos, gerais e irrestritos; com autoridades. É possível, segundo o senado do PSOL, que uma operação de abafamento das denúncias contra Demóstenes Torres possa ser colocada em prática para proteger outras pessoas. ;Se houver alguma pizza (manobra) em curso, não queremos participar do tempero dela;, disse o senador.

A partir da representação apresentada pelo PSOL, o presidente do Conselho de Ética poderá decidir se acata o pedido de abertura do processo ou se determina o arquivamento dele. Se o presidente decidir pelo arquivamento da representação, qualquer membro do Conselho de Ética pode entrar com recurso visando abrir o processo.

O senador Jayme Campos (DEM-MT), que está interinamente na presidência do conselho, disse que irá pedir à consultoria jurídica do Senado parecer sobre a admissibilidade da representação.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação