Politica

Ayres Britto diz que não encontrou Gilmar Mendes para prestar solidariedade

postado em 30/05/2012 18:53
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, confirmou nesta quarta-feira (30/5) à tarde que se encontrou com o ministro Gilmar Mendes ontem (29/5) à noite. Ele negou que tenha abordado o tema da recente crise entre Mendes e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

;Troquei ideias, bati um papo. Não fui lá para me solidarizar, para recriminar, que não me cabia, nem nada. Simplesmente conversei com ele;, disse Britto. Mendes afirmou que durante encontro ocorrido no final de abril, Lula tentou pressioná-lo para adiar o julgamento do mensalão, previsto para os próximos meses.

Britto disse que a conversa não estava pré-agendada e que decidiu ir até a casa de Mendes depois de sair de uma solenidade na Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), por volta das 20h30. Ele disse que trataram apenas de assuntos pessoais, durante cerca de 20 minutos.

O ministro registrou, ainda, que declarações recentes do ministro sobre os colegas da Corte não criaram mal-estar. Em entrevista publicada no jornal O Globo de hoje, Mendes disse que o mandato de Britto era ;tampão; e que os ministros mais novos ainda não têm a ;cultura do Tribunal;.

[SAIBAMAIS]Britto disse que ;não há clima de animosidade. Isso é fácil constatar;.

O presidente do STF alegou que não se manifestou oficialmente sobre o caso para defender Mendes porque ele não pediu. ;Ninguém tomou a iniciativa porque entendeu que não há gravidade para isso;.

No ano passado, o STF publicou uma nota institucional para defender o ministro Ricardo Lewandowski. Ele era acusado de beneficiar a si mesmo ao suspender investigações nas folhas de pagamento do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação