Politica

Controladoria-Geral proíbe Delta de fechar contratos com órgãos públicos

postado em 12/06/2012 19:22
O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, declarou nesta terça-feira (12/6) a empresa Delta Construções inapta para contratar com a administração pública. A decisão é baseada na conclusão de um processo aberto para apurar responsabilidades da Delta em irregularidades na execução de contratos para obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A denúncia surgiu após investigações da Operação Mão Dupla, realizada pela Polícia Federal, CGU e Ministério Público, em 2010.

O relatório final do processo conclui que a Delta violou o princípio da moralidade ao oferecer propina a servidores do DNIT no Ceará. Nos documentos do processo, há provas de que a empresa pagou valores e bens a servidores responsáveis pela fiscalização de contratos. Os servidores envolvidos estão respondendo a processos administrativos.

Em sua defesa, a empresa tentou justificar os pagamentos dos benefícios, alegando que eles custeariam a fiscalização dos contratos, mas as evidências são flagrantes e mostram gravações de diálogos que deixam claro que os benefícios eram para fins pessoais.



A declaração de inidoneidade impede que a Delta participe de novas licitações ou seja contratada pela administração pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação