Politica

Sessão que decidirá sobre cassação do senador Demóstenes Torres começa

postado em 11/07/2012 10:30

Demóstenes Torres no Plenário do Senado no dia em que será definido seu destino político
O presidente do Senado José Sarney abriu a sessão que decidirá sobre a cassação de Demóstenes Torres às 10h15. No momento, 63 parlamentares estão no plenário. Para que o mandato dele seja cassado, são necessários 41 votos. Os senadores que faltarem beneficiam Demóstenes.

Humberto Costa foi o primeiro a falar. Ele pediu mais tempo em seu discurso, já que terá somente 10 minutos para argumentar. "Derrubar Demóstenes é fácil. Difícil é derrubar Eduardo Campos no Recife", disse.

Em questão de ordem, Demóstenes concordou com aumento de tempo para os relatores. Em contrapartida, exigiu o mesmo tempo e foi atendido.

O segundo a falar será Pedro Taques. Depois, os pronunciamentos serão feitos por inscrição.

Outros casos

Renan Calheiros, em 2007, chegou a ter a cassação aprovada no Conselho de Ética. No entanto, foi salvo pelos colegas em plenário.

Outros quatro senadores renunciaram para evitar a cassação: Antônio Carlos Magalhães, Jader Barbalho, Roriz e José Roberto Arruda.

Na história, apenas o senador Luiz Estevão foi cassado em plenário. Ele foi acusado de desvio de recursos públicos na construção do TRT-SP.

Com informações de João Valadares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação