Politica

Sucesso da Lei da Ficha Limpa depende da atuação dos TREs, avalia ONG

postado em 04/09/2012 08:55
Rio de Janeiro - O sucesso da Lei da Ficha Limpa vai depender que os tribunais regionais eleitorais (TREs) façam a sua parte, disse nessa segunda-feira (3/9) a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, após participar do seminário Entre o Formal e o Real: Desafios na Implementação das Leis Que Tornam o Brasil mais Transparente. O evento foi promovido pelo Instituto Millenium, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Jovita comentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ;deu um voto a favor da Ficha Limpa;, na medida em que colocou as contas de campanha em questão. ;De modo geral, hoje, a Lei da Ficha Limpa está nas mãos dos TREs para que eles façam valer;. Ela ressaltou que os demais atores envolvidos ; sociedade, Congresso Nacional, Presidência da República e Supremo Tribunal Federal ; fizeram a sua parte. ;Agora, a gente precisa de uma ação concreta dos tribunais regionais. Neste momento, a bola está com eles;, disse.

A diretora da ONG está confiante que a grande maioria dos TREs vai ser pela aplicação da nova lei. ;É lógico que vai haver exceções, infelizmente;, disse. Alertou, contudo, que muitos candidatos considerados ;ficha suja; já deixaram de participar da eleição deste ano, por causa da lei que está valendo. ;A gente tem muito que comemorar;.

[SAIBAMAIS]Jovita acredita, inclusive, que a eleição deste ano será um marco no país. Ela destacou a grande mobilização da sociedade, iniciada por ocasião da campanha pelo voto direto no país, em 1984, que ganhou vulto em torno da Lei da Ficha Limpa e ;aprimora agora a democracia;. ;A sociedade brasileira está no caminho certo e, consequentemente, o Brasil também vai para o caminho certo;, disse.



A questão agora, segundo a diretora, é melhorar a qualidade dos partidos políticos, partindo do pressuposto que ;candidato bom vem de partido bom, de partido forte, e que candidato ficha limpa vem de partido ficha limpa;. É preciso também . dar maior transparência à questão das doações para as campanhas. Avaliou que as doações de campanhas são essenciais para que os cidadãos possam escolher em quem vão votar, ;porque sabendo quem está financiando, a gente vai saber qual será a postura dele [candidato] lá na frente;, declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação