Politica

Morte de Ulysses Guimarães não foi registrada pelo serviço secreto

postado em 12/10/2012 08:40

Por muitos anos, o deputado Ulysses Guimarães foi vigiado pelo serviço secreto brasileiro, mesmo após a redemocratização, em 1984. Vários relatórios mostravam a atuação do parlamentar, inclusive no período constituinte, quando presidia os trabalhos na Câmara. Porém, nenhum dos quase 900 documentos produzidos até 1992 pelo Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica (Cisa) e Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) falam sobre a queda do helicóptero, em Angra dos Reis (RJ), que matou Ulysses, sua mulher dona Mora, o senador Severo Gomes e a esposa, há exatos 20 anos. O desaparecimento do Senhor Diretas, como era chamado, chocou o país e, até hoje, o seu corpo foi o único, entre as demais vítimas, que não foi encontrado.



Deputado por 11 mandatos, Dr. Ulysses ; tratamento recebido pelos colegas de Congresso ; se notabilizou no cenário político como um dos mais severos adversários do regime militar. A atuação é relatada em documentos do acervo do Arquivo Nacional. Por exemplo, em um relatório de maio de 1978, quando policiais colocaram cães para impedir sua entrada na sede do PMDB em Salvador. ;Soldados da minha pátria: sei que estão aí contra a consciência de vocês. Vocês são assistentes e juízes e quem defendem vocês somos nós;, disse Ulysses aos militares, conforme relato do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação