Politica

Correio é o veículo de comunicação impresso com mais indicações ao Esso

postado em 18/10/2012 09:34

O Correio Braziliense é o veículo de comunicação impresso com mais indicações à 57; edição do Prêmio Esso de Jornalismo: concorre em cinco categorias, com oito trabalhos. O concurso teve 1.302 participantes inscritos, número recorde. No total, são 70 finalistas, distribuídos em 12 modalidades. Os vencedores serão conhecidos em 12 de novembro deste ano.

Três séries de reportagens do Correio disputam o Esso Regional Centro-Oeste. Os repórteres Alana Rizzo, Juliana Braga e Luiz Ribeiro são finalistas com o trabalho O Laranjal do Inep. Publicados em novembro do ano passado, os textos denunciaram que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, contratava empresas fantasmas em nome de laranjas para executar serviços de segurança da informação.

O laranjal do Inep

Na mesma categoria, os repórteres João Valadares, Júnia Gama, Ricardo Taffner, Lilian Tahan, Adriana Caitano, Karla Correia e Renata Mariz concorrem com o trabalho Fim do 14; e 15; salários. Diversas reportagens publicadas nos primeiros meses deste ano denunciaram que os salários extras, chamados 14; e 15;, recebidos por deputados e senadores, nunca foram descontados no Imposto de Renda deles. E quem vai arcar com o prejuízo é a população.

Fim do 14º e 15º salários

O terceiro material finalista na categoria regional é Fraude das adoções, textos escritos pelas jornalistas Renata Mariz e Helena Mader. As repórteres flagraram uma quadrilha, atuante em Goiás e Minas Gerais, que negociava a compra de pais adotivos europeus para brasileiros que moram ilegalmente na Europa. Com a nova Certidão de Nascimento, os brasileiros garantiam a cidadania e a possibilidade de vida no exterior.

Fraude das adoções

Na categoria Educação, a repórter Leilane Menezes concorre com Educadora ao pé da letra, publicado em 23 de julho, conta a história de uma professora de ensino fundamental do Distrito Federal que desenvolveu um método alternativo de alfabetização para alunos com deficiência física.

Educadora ao pé da letra

Finalista do prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, a série de reportagens O mal esquecido, de Vinicius Sassine também é uma das concorrentes. Veiculadas em fevereiro, as matérias traziam à tona a situação de abandono vivida por pessoas no município de Posse (GO), infectadas pela doença de Chagas.

O mal esquecido

Outro concorrente do jornal é a capa Adeus, Chico, publicada no dia seguinte à morte do humorista Chico Anysio, em 24 de março. A edição foi às bancas estampando a manchete com o símbolo virtual de um rosto triste, uma foto do artista e logo abaixo os dizeres: Adeus, Chico. O trabalho produzido por Amaro Junior, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e Saulo Santana concorre ao prêmio Esso de Primeira Página.

Capa Adeus, Chico

Na categoria Criação Gráfica, o Correio tem dois trabalhos na disputa. A ilustração As aventuras de Tintin, elaborada por Maurenilson da Silva Freire e Tiago Motta, estampou a capa do suplemento infantil Super, em janeiro, para falar sobre o filme do cineasta Steven Spielberg.

As aventuras de Tintin

Anderson Araújo também é finalista com o trabalho Mural ; A árvore da vida. Ilustrando uma série de matérias publicadas entre julho e agosto, as infografias mostram a evolução do homem ao longo dos séculos.

Mural - A árvore da vida

Outros representantes
Além do Correio Braziliense, o grupo Diários Associados é finalista do Esso com os jornais O Estado de Minas e Diario de Pernambuco. A série de reportagens A Tortura de Estela contada por Dilma, veiculada pelo periódico mineiro e pelo Correio, é um dos destaques da categoria regional. O material foi produzido por Sandra Kiefer, com a participação de Daniel Camargos, Bertha Makaaroun, Maria Clara Prates, Alessandra Mello, Luiz Ribeiro, Josie Jeronimo, Edson Luiz, Larissa Leite, Denise Rothenburg, Renata Mariz e Gabriel Mascarenhas.

Na categoria Primeira Página, concorre também o trabalho Meu Caro Chico, de O Estado de Minas, elaborado por Álvaro Roberto Duarte Teixeira da Costa, Carlos Marcelo Carvalho, Renata Neves, Ney Soares Filho, Janey Costa e Rafael Alves. E, em Informação Econômica, disputa Paulo Henrique Lobato e Luiz Ribeiro, com Sertão grande.

Representando o Nordeste, Silvia Bessa, do Diario de Pernambuco, disputa o prêmio de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental, com o caderno #Nordesteemrede, e Leianne Correia e Rosa Falcão concorrem em Educação, com a matéria Construtores do futuro.

Reconhecimento
O Prêmio Esso de Jornalismo foi criado em 1955 e se tornou uma das mais importantes distinções para os profissionais da área. Nos seus 57 anos de existência, o prêmio já recebeu mais de 29 mil trabalhos nas 11 categorias, além das duas principais. Os primeiros ganhadores foram os jornalistas Mário de Moraes e Ubiratan Lemos, da extinta revista O Cruzeiro, com uma reportagem sobre a saga dos sertanejos que deixavam o Nordeste em um pau-de-arara.

Concorrentes

O prêmio divulgará os vencedores em 12 de novembro

Regional Centro-Oeste

; Renata Mariz e Helena Mader - Fraude das adoções - Correio Braziliense

; Alana Rizzo, Juliana Braga e Luiz Ribeiro; O laranjal do Inep - Correio Braziliense

; João Valadares, Júnia Gama, Ricardo Taffner, Lilian Tahan, Adriana Caitano, Karla Correia e Renata Mariz; Fim do 14; e 15; salários - Correio Braziliense

As reportagens disputam com:

; Holocausto brasileiro; do Tribuna de Minas

; A Tortura de Estela - contada por Dilma; do Estado de Minas

Educação

; Leilane Menezes; Educadora ao pé da letra; Correio Braziliense

A reportagem disputa com:

; Construtores do futuro; do Diario de Pernambuco

; Filho da rua; do Zero Hora

; Aula de excelência na pobreza; de O Globo

; O Futuro nas mãos da educação; do Pioneiro (Caxias do Sul)

Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental

; Vinicius Sassine - O mal esquecido; Correio Braziliense

A reportagem disputa com:

; #Nordesteemrede; do Diario de Pernambuco

; O paciente de R$ 800 mil; da revista Época

; Endinheirados; do Diário do Litoral (Guarujá ; SP)

; Especial Rio%2b20; de O Dia

Primeira Página

; Amaro Junior, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e Saulo Santana;
Adeus, Chico; Correio Braziliense

O material concorre com:

; Meu Caro Chico; de O Estado de Minas

; Sem força na peruca; de O Dia

; Velocidade; do Jornal de Santa Catarina (Blumenau)

; Palpite infeliz; do Correio (Salvador)

Criação Gráfica ; Jornal

; Maurenilson da Silva Freire e Tiago Motta - As Aventuras de Tintin; Correio Braziliense

; Anderson Araújo de Miranda - Mural ; a árvore da vida; Correio Braziliense

As infografias concorrem com:

; Rolling Stones 5.0; de O Estado de São Paulo

; Cristo; de O Globo

; Expedição Cocó; de O Povo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação