Politica

Secretaria anuncia vistoria em presídios para recuperar sistema prisional

Pasta de Direitos Humanos visitará quatro centros considerados críticos. Inspeção começa na segunda

postado em 17/11/2012 10:32
A atuação conjunta do governo federal para incrementar as medidas de recuperação do sistema prisional mal começou a ser articulada e já apresenta sinais de dificuldade. A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) confirma os trabalhos, anunciando inclusive um cronograma, que começa com uma reunião na próxima semana entre a ministra da pasta, Maria do Rosário, o titular da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o deputado Marco Maia (PT-RS), que exerce interinamente o cargo de presidente da República. O Ministério da Justiça, por sua vez, nega a iniciativa. Segundo a assessoria do órgão, o encontro não consta da agenda de Cardozo nem a participação nas visitas já agendadas a três estados.

Aníbal Bruno: unidade de Pernambuco será uma das inspecionadas
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o primeiro estado a ser visitado será Santa Catarina, já na segunda-feira, em função da onda de violência que assusta a população desde o início da semana. O Ministério Público do estado investiga se a ação teria sido ordenada de dentro de um presídio da região metropolitana de Florianópolis em função de um suposto episódio de tortura praticado por agentes penitenciários. Na sexta-feira, o Presídio Central de Porto Alegre, considerado um dos mais caóticos do país, receberá a missão. Na semana seguinte, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, será a vez do Presídio Aníbal Bruno, em Pernambuco. Paraíba, o quarto estado na lista, ainda não tem data marcada.

Pasta de Direitos Humanos visitará quatro centros considerados críticos. Inspeção começa na segunda

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação