Politica

Embaixador da Venezuela reclama de pedido de explicação após protesto

Partidos pedem que chanceler venezuelano Maximilien Arveláiz retrate motivo que o levou a participar de manifestação contra o STF pela condenação dos acusados no julgamento do mensalão

postado em 07/02/2013 10:22
O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, disse, em nota, que ;faz parte das atribuições; do representante estrangeiro em um país ;conhecer os acontecimentos políticos; do local. A reação de Arveláiz é uma resposta à ação do PSDB, PPS e Democratas, que querem esclarecimentos sobre a participação do embaixador em um protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação dos acusados na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Arveláiz disse ainda que vai continuar participando de ações para as quais for convidado. Segundo ele, a solicitação feita pelos partidos de oposição é ;despropositada; e houve uso político para disputas internas. ;Recebo convites e assisto aos mais diversos eventos, das mais diversas instituições brasileiras, em todos os estados. Inclusive, tenho aceitado e continuarei aceitando qualquer convite que me façam os partidos signatários;, ressaltou o embaixador.

;É absolutamente despropositado atribuir caráter de interferência em assuntos internos à minha presença entre os convidados de um evento público sobre realizações do governo federal no Brasil;, acrescentou o diplomata. Para Arveláiz, participar de atos como o ocorrido é normal. ;Trata-se de coerção da representação diplomática da Venezuela e de uma tentativa imprópria de usar um país-irmão para disputas políticas internas;, comenta, em nota assinada por ele e divulgada por sua assesssoria.



Nessa quarta-feira (6/2), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) requereu à Mesa do Senado o comparecimento do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para prestar esclarecimentos, no plenário, sobre a presença do embaixador no protesto contra o STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação