política
  • (4) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ministro Joaquim Barbosa critica a criação de tribunais federais Barbosa alertou sobre os gastos para a criação de tribunais, além da adaptação de prédios e contratação de mais servidores

Agência Brasil

Publicação: 19/03/2013 21:15 Atualização:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a criação de tribunais federais e expansão da Justiça Federal em audiência com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele se reuniu com os parlamentares na tarde de hoje (19) no STF.

Segundo relato da assessoria do Supremo, Barbosa fez ressalvas a projetos, que tramitam no Legislativo, sobre a ampliação da Justiça Federal, defendendo debate prévio sobre o modelo que o Brasil precisa. Ele mostrou preocupação com o inchaço do setor, que atualmente tem mais de 36 mil servidores, e citou como exemplo os Estados Unidos, que tem apenas 874 juízes federais, e a Alemanha, que tem um modelo ainda mais restrito.

Barbosa alertou sobre os gastos para a criação de tribunais, além da adaptação de prédios e contratação de mais servidores. O ministro apontou o fortalecimento de câmaras locais como uma das possíveis soluções, e se comprometeu a apresentar documento com dados mais completos antes que os projetos sejam votados.

A assessoria de Barbosa informou que a nova Lei dos Royalties do Petróleo não foi abordada na reunião desta tarde. Ontem (18), a ministra Cármen Lúcia deu liminar suspendendo o novo sistema de distribuição, favorecendo estados e municípios produtores. Ela prometeu trazer o caso a plenário em abril, mas o assunto só entra em pauta após convocação de Barbosa.
Tags:

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: Antonio Capeli Ribeiro
Ele fala pouco e o mundo já fica arrepiado. | Denuncie |

Autor: setembrino pizzatto
O Ministro teceu críticas, mas não disse qual a razão de tanta morosidade nos TRFs. Como se justifica um recurso dormitar por mais de 10 anos no TRF!, por exemplo? O que esperar das câmaras locais, descentralizadas, sabendo-se que foram autorizadas lá em 2004, (EC 45) e ainda não saíram do papel? | Denuncie |

Autor: Antonio Silva
dá-lhe Barbosinha!!! | Denuncie |

Autor: fabricio josé gonncalves
Mais uma vez vc está certo presidente, é isso aí Joaquim. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.