Politica

GSI nega operação para monitorar movimentos sindicais no Recife

Segundo nota, todo o trabalho do GSI e da Abin é amparado em lei e sua atuação se pauta por uma ação institucional e padronizada

postado em 04/04/2013 15:38
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou nota na tarde desta quinta-feira (4/4) negando que tenha montado, com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), uma operação para monitorar os movimentos sindicais no Porto de Suape, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife.

Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo diz que a operação foi iniciada há um mês e que o porto é o principal ponto de tensão entre a presidenta Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos (PSB), cujo nome é lembrado para ser um dos candidatos à Presidência nas eleições do próximo ano.



;É mentirosa a afirmação de que o GSI/Abin tenha montado qualquer operação para monitorar o movimento sindical no Porto de Suape ou em qualquer outra instituição do país. O GSI lamenta a utilização política do tema, questionando a quem interessa tal tipo de interpretação neste momento;, diz a nota.

Segundo a nota, todo o trabalho do GSI e da Abin é amparado em lei e sua atuação se pauta por uma ação institucional e padronizada, ;como ocorre em todos os sistemas democráticos;. ;Em nenhum momento o governo determinou ao GSI/Abin qualquer ação relativa ao tema referido na irresponsável reportagem;.

De acordo com o jornal, Eduardo Campos lidera movimento contra a Medida Provisória dos Portos, que retira autonomia dos estados para licitar terminais de cargas, e tem realizado uma série de reuniões com sindicalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação