Politica

Minas e Energia quer parceria com índios em empreendimentos hidrelétricos

Para o secretário Márcio Zimmermann, isso só será possível a partir de uma mudança na legislação brasileira

postado em 10/06/2013 14:37
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, acenou nesta segunda-feira (10/6) com a possibilidade de, no futuro, a partir de uma mudança na legislação brasileira, ser possível a instalação de usinas hidrelétricas em terras indígenas, tendo como sócios do empreendimento os próprios índios, a exemplo do que já ocorre no Canadá.

;Sou um otimista de que, um dia, o Brasil evolua para isso, como já faz o Canadá, inclusive com a possibilidade de os índios se associarem [ao empreendimento hidrelétrico]. À medida em que isso for informado [aos índios], poderemos até ser parceiros. Em outros países os índios pedem o uso de sua terra para a instalação de usinas;, disse o secretário, durante balanço da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).



Zimmermann, no entanto, explica que para tornar isso possível será necessário mudar a legislação brasileira. ;Atualmente, o Brasil não pode implantar usina nem inundar terras indígenas. Portanto [seguindo o que determina a atual legislação], nenhuma hidrelétrica foi feita nessas áreas e nenhuma terra indígena foi inundada;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação