Politica

CNV assina termo de cooperação com Comissão da Verdade da OAB-RN

Parceria foi formalizada durante reunião com a Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça e a Comissão da Verdade da OAB-RN

postado em 25/07/2013 20:42
A coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Rosa Cardoso, assinou nesta quinta-feira (25/7) termo de cooperação com a Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte (OAB-RN). O termo firma parcerias de colaboração e troca de informações. ;São acordos de cooperação e basicamente põem a serviço dessas instituições nossas competências, como por exemplo, o acesso aos arquivos e participação em atos promovidos pela comissão, disse Rosa Cardoso.

A parceria foi formalizada durante reunião com a Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça e a Comissão da Verdade da OAB-RN. Segundo a coordenadora da CNV, a reunião também serviu para discutir a criação de comissões da Verdade no âmbito municipal e estadual. ;Elas devem ser criadas em breve, e também vamos formalizar um termo de cooperação. Em outubro, teremos uma audiência pública no Rio Grande do Norte, e devemos formalizar neste evento;, disse Rosa Cardoso.



Pela manhã, a coordenadora participou de um debate no 27; Simpósio Nacional de História, da Associação Nacional de História (Anpuh), na UFRN, ao lado de Ntsiki Sandi, membro do Comitê de Anistia da Comissão da Verdade e Reconciliação da África do Sul. Ambos falaram sobre a relação das comissões da Verdade e o papel dos historiadores.

A Comissão da Verdade Sul-Africana foi criada em 1994 por Nelson Mandela, logo após o fim do Apartheid (regime oficial de segregação racial que vigorou no país de 1948 a 1994) e funcionou de 1995 a 1998. A comissão era dividida em três subcomitês: Anistia, Reparação e Reabilitação e Violações de Direitos Humanos.

Pesquisas desenvolvidas pelos historiadores complementam o trabalho da Comissão da Verdade. ;No nosso caso a busca da verdade, além da questão histórica, também tem que se defrontar com a promoção da verdade jurídica. Uma coisa complementa a outra;, disse. Rosa informou que a CNV deverá contratar mais pesquisadores para auxiliar no trabalho, entre eles historiadores.

Ela também disse que a comissão nacional deve promover ;em breve um encontro com a Anpuh para aprofundar ainda mais essa questão;. Em março, a associação assinou termo de cooperação com a CNV para colaborar nos trabalhos de pesquisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação