Politica

Deputados pernambucanos não comparecem à votação para a cassação de Donadon

Numa sessão histórica na noite desta quarta-feira (28), o Plenário manteve, por 233 votos e 131 e 41 abstenções, o mandato do peemedebista

Tércio Amaral
postado em 29/08/2013 15:59
De acordo com informações do portal da Câmara Federal, do total de 513, 459 parlamentares estavam presentes à sessão
Três deputados federais de Pernambuco faltaram a votação para a cassação do deputado federal Natan Donadon (PMDB). O parlamentar, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde o dia 28 de pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, precisava de 257 votos ou mais a favor para ser cassado. Numa sessão histórica na noite desta quarta-feira (28), o Plenário manteve, por 233 votos e 131 e 41 abstenções, o mandato do peemedebista. O presidente da Câmara, o deputado Eduardo Alves, também do PMDB, declarou que um suplente ocupará a vaga do correligionário enquanto o mesmo estiver na cadeia.

De acordo com informações do portal da Câmara Federal, do total de 513, 459 parlamentares estavam presentes à sessão. De Pernambuco, os três que não estiveram foram Inocênio Oliveira (PR), Pastor Vilalba (PRB) e Sérgio Guerra (PSDB), este último presidente estadual do partido no estado. Os três contribuíram, indiretamente, para a manutenção do mandato de Donadon. Pernambuco tem uma bancada de 25 deputados federais.



O deputado Sérgio Guerra estava em São Paulo reunido com lideranças do PSDB. Da capital paulista, anunciou a vinda do senador Aécio Neves, pré-candidato do partido à Presidência da República, ao estado para um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB)."Não faz o menor sentido o deputado ser cassado e continuar exercendo o mandato, é um retrocesso moral. Não pude comparecer a votação porque estou doente e fazendo exames de rotina em São Paulo, mas votaria a favor da cassação", afirmou o deputado. De acordo com o site da Câmara Federa o deputado não justificou a ausência.

Já o deputado Inocêncio Oliveira (PR) está em Recife fazendo fisioterapia devido a uma cirurgia feita no joelho em junho deste ano, onde foi implantada uma prótese articulada de titânio. "Acho um absurdo que a Câmara tenha agido desta forma. Donadon já é condenado e vai continuar preso exercendo o mandato. Isso é um corporativismo que não compactua com os tempos modernos. Foi uma decisão infeliz da casa", comentou o deputado. A exemplo de Sérgio Guerra, no site da Câmara Federal o deputado Inocêncio não justificou a ausência na votação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação