Politica

Constituição criou condições históricas para democracia, destaca Alves

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, mesmo com as críticas pelo detalhamento, a Constituição tem cumprido seu papel

postado em 09/10/2013 12:22
Para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, mesmo com as críticas pelo detalhamento, a Constituição tem cumprido seu papel
Na cerimônia em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta quarta-feira (9/10) que, apesar de criticada por ser extensa, a Carta Magna do país conseguiu traduzir os anseios da maioria dos brasileiros. Para Alves, um dos constituintes, o texto de 1988 criou as ;condições históricas; para a transição democrática do Brasil.

;Há 25 anos, com a promulgação da Constituição, o Brasil transpôs definitivamente um momento sombrio de sua história, quando as liberdades não eram respeitadas;, discursou Alves. ;O povo, principal personagem da nação, voltou a assumir a produção de seu destino;, acrescentou o peemedebista.

Para ele, mesmo com as críticas pelo detalhamento, a Constituição tem cumprido seu papel. ;Alguns a consideram extensa, mas ela tem o mérito de traduzir os anseios dos brasileiros. Pode não ser perfeita, mas é fruto de um processo único conduzido pelo Poder Legislativo, essencialmente, democrático;, disse o peemedebista.

Segundo Alves, durante as discussões na Constituinte, nos anos de 1987 e 1988, foram apresentadas mais de 60 mil emendas, centenas de proposta, ;algumas com milhões de assinaturas;, mais de 24 mil horas de discursos e debates. ;Esta Casa funcionava 24 horas por dia. As comissões realizaram 182 audiências públicas. No plenário tivemos 1.021 votações. Foram 330 sessões em um processo longo e exaustivo.;



O presidente da Câmara ressaltou ainda que a ;Constituição Cidadã; consagrou a liberdade de imprensa, de manifestação e de opinião, acabou com a censura e restabeleceu o direito de expressão, de organização e o voto direto. ;A Carta deu um basta à discriminação das minorias e exigiu a igualdade entre homens e mulheres no trabalho e em todos os setores;.

Henrique Alves acrescentou que a Constituição, nessas duas décadas e meia, consolidou as instituições, e conseguiu administrar problemas, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, controlar a inflação e modernizar a economia. ;Tudo isso [ocorreu] sem rupturas nem esgarçamento do tecido social.; Em homenagem ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, Henrique Alves disse que ;o peemedebista fez da Constituição a razão de viver;.

Na cerimônia, que também participam a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, será entregue a Medalha Assembleia Nacional Constituinte a parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da Constituição. Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil, as medalhas serão entregues às presidências da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da República e do Supremo Tribunal Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação