Politica

Ideli se explicará por escrito sobre uso indevido de helicóptero do Samu

Comissão do Senado aprova requerimento que cobra esclarecimentos da ministra

postado em 20/11/2013 08:19
Em janeiro, Ideli embarca no helicóptero da PRF. Secretaria de Relações Institucionais diz que uso é
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, terá de explicar ao Senado por que utilizou o único helicóptero da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina conveniado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em deslocamentos para visitar suas bases eleitorais e reforçar a imagem pública. Ontem, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) da Casa aprovou requerimento que solicita os esclarecimentos à ministra, pré-candidata do PT ao governo do estado. Ideli é investigada pelo Ministério Público Federal em Joinville e tem a conduta apurada pela Comissão de Ética da Presidência da República.

A ideia inicial do líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP), que apresentou o requerimento convidando a petista, era chamar a ministra pessoalmente para explicar o caso em audiência na comissão. Mas, por entendimento com o líder do PT no Senado, senador Wellington Dias (PI), a medida foi substituída por um requerimento que solicita as explicações somente por escrito. Dias argumentou que, nesses casos, a praxe é pedir informações por escrito. Na justificativa do requerimento, o líder tucano cita as reportagens publicadas pelo Correio e afirma que o objetivo é ;buscar informações que possam justificar essa utilização indevida de um bem público e o consequente abuso de poder;.



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se manifestou favoravelmente ao requerimento de Nunes. Na visão dele, a ministra deveria se explicar na comissão. Porém, ressaltou que, em se tratando de um acordo costurado com o líder do partido dele, era melhor respeitar a decisão conjunta. O debate em torno do assunto durou cerca de meia hora. Caso Ideli não convença os senadores por escrito, a oposição insistirá na presença dela no Senado.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação