política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pimentel pede pressa a europeus para iniciarem negociações com Mercosul Em janeiro deste ano, os dois lados - UE e Mercosul - fixaram o fim do ano como prazo final para a troca de listas de itens que estariam dispostos a liberar as importações

Agência Brasil

Publicação: 12/12/2013 16:31 Atualização:

Os países da União Europeia (UE) precisam ter pressa na apresentação de propostas para dar início às negociações de livre-comércio com o Mercosul, disse nesta quinta-feira (12/12) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Segundo o ministro, o Mercosul está consolidando a sua proposta, e os europeus precisam agir logo.

“Nós [países do Mercosul] estamos consolidando a nossa oferta. Esperamos que a União Europeia apresente sua proposta o mais rápido possível, ainda que não o faça mais em 2013, como tinha sido acordado”, declarou o ministro em encontro com empresários e representantes do governo francês. Acompanhado da ministra do Comércio Exterior da França, Nicole Bricq, Pimentel participou, na manhã desta quinta, do 1º Fórum Econômico Brasil–França, em Brasília.

Leia mais notícias em Política

As negociações entre o Mercosul e a UE arrastam-se há 15 anos. Em janeiro deste ano, os dois lados fixaram o fim do ano como prazo final para a troca de listas de itens que estariam dispostos a liberar as importações. A partir daí, os dois blocos econômicos começariam a negociar. Membro mais novo do Mercosul, a Venezuela não participa das discussões.

Os países do Mercosul apresentariam a lista na próxima semana. No entanto, a UE pediu que a troca das listas fosse adiada em um mês. O Mercosul reivindica a retirada dos subsídios agrícolas pelos países europeus. A União Europeia quer a retirada de barreiras protecionistas a produtos industrializados pelos países sul-americanos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.