Politica

Em congresso do PT, Dilma compara Lula ao ex-presidente Mandela

No evento, os petistas também defenderam os mensaleiros, chamando-os de "guerreiros do povo"

Agência France-Presse
postado em 13/12/2013 07:03
A presidente Dilma Rousseff comparou na noite de quinta-feira (12/12) o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), com o falecido ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ao afirmar que sua luta contra a "elite" política do Brasil é semelhante com a luta contra o apartheid. Os dois participaram do congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília.

Abertura do congresso do PT: defesa de mensaleiros condenados

"Como um negro, em um país dominado pelos brancos, consegue derrubar o apartheid? Eleger Lula, um pobre, presidente em um país acostumado ao domínio de uma pequena elite. Mas Lula, movido pela mesma determinação de Mandela, conseguiu. Isto existe em comum entre líderes como Mandela e qualquer líder que transforme seu país", disse Dilma.

"Eleger uma mulher presidente da República? Mas uma mulher pode ser presidente da República? 58 milhões de brasileiros responderam ;pode;, uma resposta que nós, do PT, construímos", afirmou.



Durante a abertura do congresso do PT, os participantes gritaram frases de apoio aos ex-dirigentes do partido condenados por corrupção no julgamento do mensalão. José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares foram chamados de "guerreiros do povo".

Antes do discurso de Lula, a plateia gritou: "Lula, defenda os companheiros". O ex-presidente prometeu que não falaria sobre o caso, mas depois citou uma "campanha de difamação". "Eles tinham medo do Lula, agora têm que enfrentar a Dilma e o Lula, agora têm que enfrentar um partido que na maior campanha de difamação faz um PED (Processo de Eleição Direta) e coloca mais de 400.000 militantes para votar", disse Lula em referência às eleições internas do PT no mês passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação