política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

TSE: cidades com mais de 200 mil eleitores terão voto em trânsito em 2014 Tribunal definiu também que, a partir das próximas eleições, o voto será facultativo para os presos provisórios.

Diego Abreu

Publicação: 17/12/2013 22:51 Atualização: 17/12/2013 23:10

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta terça-feira (17/12) uma resolução que estende o voto em trânsito para todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, a partir das eleições de 2014. Até então, somente nas capitais havia a possibilidade de a pessoa votar fora de seu domicílio eleitoral para o cargo de presidente da República.

Também nesta noite, o TSE definiu que o voto de presos provisórios passa a ser facultativo. Até o último pleito presidencial, todas as pessoas detidas provisoriamente eram obrigadas a votar. Outra decisão tomada pelos ministros diz respeito à proibição de os sites realizarem enquetes sobre candidatos.

O ministro Dias Toffoli sugeriu ainda uma mudança na norma que trata da proibição de doação eleitoral por empresas estrangeiras, mas a decisão foi adiada devido a um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

O texto em vigor veta que pessoas jurídicas com relação direta e indireta doem para campanhas eleitorais. Pela sugestão do ministro Toffoli, que busca clarear a regra, fica vedada a doação por “coligadas, controladas e subsidiadas” de empresas sediadas no exterior.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.