Politica

CDH pede informações sobre condições dos presídios no Maranhão

Comissão dos Direitos Humanos vai tomar medidas depois de mortes de detentos e dos ataques a ônibus

postado em 08/01/2014 16:05
A crise no sistema penitenciário do Maranhão preocupa a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), a senadora Ana Rita (PT-ES). Depois das mortes de detentos e dos ataques a ônibus na capital, São Luís, Ana Rita anunciou, em entrevista à Rádio Senado, as medidas que a CDH vai tomar na volta dos trabalhos do Congresso, na primeira semana de fevereiro.

- Nós vamos solicitar informações ao governo do Maranhão para que possamos tomar as devidas providências, principalmente junto ao Ministério da Justiça. A situação no Maranhão é muito grave, mas é preciso que tenhamos informações um pouco mais detalhadas ; disse.

[SAIBAMAIS]A ordem para que quatro ônibus de São Luís fossem incendiados teria partido de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde a briga entre facções de presos provocou a morte de mais de 60 detentos desde o início de 2013, segundo entidades de defesa dos Direitos Humanos. Pelo menos três presos foram decapitados. Os ataques aos ônibus teriam sido uma represália à ocupação do presídio pela tropa de choque da Polícia Militar. Uma menina de seis anos morreu depois de ter mais de 90 por cento do corpo queimado.


O Alto Comissariado para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu uma ação imediata contra a violência no Maranhão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação