Politica

Eleição: ministros nem sempre garantem vantagens na disputa eleitoral

Levantamento feito pelo Correio nos governos FHC e Lula mostra que ocupar cargo na Esplanada dá visibilidade política, mas não a certeza de vitória para postos nos estados

Paulo de Tarso Lyra
postado em 13/01/2014 08:37
Fernando Henrique e Lula: ministros do petista ganharam mais vezes

A presidente Dilma Rousseff iniciará, em fevereiro, a troca dos ministros que concorrerão às eleições de outubro. Muitos deles disputarão a reeleição para deputado federal. Mas há aqueles, como Alexandre Padilha (Saúde) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que concorrerão o governo estadual de São Paulo e do Paraná, respectivamente. Os ministros sempre apostam que a visibilidade dos cargos que ocupam trará vantagens na disputa eleitoral. Será? Levantamento feito pelo Correio comparando os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva mostra que há certo equilíbrio eleitoral.
A análise do Correio levou em conta as eleições para os cargos majoritários ; governos estaduais, senador e prefeito. Juntando as duas derrotas de Serra e a eleição de Dilma, o placar ficou três vitórias e sete derrotas durante a gestão tucana e 11 vitórias ante 10 derrotas ao longo dos oito anos lulistas.

[SAIBAMAIS]Na análise do maior cargo eletivo do país, Lula pode comemorar intensamente em relação ao seu antecessor. Ele conseguiu eleger Dilma Rousseff presidente da República em 2010, tirando o nome da cartola após surpreender a todos, incluindo o PMDB, ao fazê-la ministra de Minas e Energia em 2003 e, posteriormente, chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu. FHC não elegeu José Serra presidente em 2002, mesmo tendo ele sido ministro do Planejamento e da Saúde. Quando ocupava a primeira pasta, Serra desincompatibilizou-se para ser derrotado na disputa pela prefeitura de São Paulo.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação