política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleição: ministros nem sempre garantem vantagens na disputa eleitoral Levantamento feito pelo Correio nos governos FHC e Lula mostra que ocupar cargo na Esplanada dá visibilidade política, mas não a certeza de vitória para postos nos estados

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Publicação: 13/01/2014 08:37 Atualização: 13/01/2014 09:24

Fernando Henrique e Lula: ministros do petista ganharam mais vezes (Gilberto Alves/CB/D.A Press)
Fernando Henrique e Lula: ministros do petista ganharam mais vezes


A presidente Dilma Rousseff iniciará, em fevereiro, a troca dos ministros que concorrerão às eleições de outubro. Muitos deles disputarão a reeleição para deputado federal. Mas há aqueles, como Alexandre Padilha (Saúde) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que concorrerão o governo estadual de São Paulo e do Paraná, respectivamente. Os ministros sempre apostam que a visibilidade dos cargos que ocupam trará vantagens na disputa eleitoral. Será? Levantamento feito pelo Correio comparando os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva mostra que há certo equilíbrio eleitoral.
A análise do Correio levou em conta as eleições para os cargos majoritários — governos estaduais, senador e prefeito. Juntando as duas derrotas de Serra e a eleição de Dilma, o placar ficou três vitórias e sete derrotas durante a gestão tucana e 11 vitórias ante 10 derrotas ao longo dos oito anos lulistas.

Na análise do maior cargo eletivo do país, Lula pode comemorar intensamente em relação ao seu antecessor. Ele conseguiu eleger Dilma Rousseff presidente da República em 2010, tirando o nome da cartola após surpreender a todos, incluindo o PMDB, ao fazê-la ministra de Minas e Energia em 2003 e, posteriormente, chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu. FHC não elegeu José Serra presidente em 2002, mesmo tendo ele sido ministro do Planejamento e da Saúde. Quando ocupava a primeira pasta, Serra desincompatibilizou-se para ser derrotado na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Leia mais notícias em Política

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas