Politica

Lula vai pôr o pé na estrada para desatar nós entre PT e PMDB

Cacique petista tentará azeitar a aliança com o PMDB nos estados em que nem Dilma nem o presidente do PT tem conseguido apaziguar as diferenças

Paulo de Tarso Lyra
postado em 23/01/2014 06:04

O ex-presidente participou de reunião no Palácio da Alvorada na segunda

Passado o carnaval, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva botará o bloco na rua para desatar os nós das alianças estaduais, passando por cima do papel exercido atualmente pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Lula, que já usou o prestígio político para atrasar a reforma ministerial planejada pela presidente Dilma Rousseff ; ela queria fazer a troca de ministros antes do fim do ano ;, cuidará agora pessoalmente das conversas com os aliados, tarefa que vinha sendo feita institucionalmente pelo presidente nacional do PT.

[SAIBAMAIS]O cacique atende a um pedido dos próprios aliados, que não reconheciam a autoridade de Falcão para conduzir as negociações. ;Ele pode ter a melhor das intenções, mas é deputado estadual pelo PT, não tem uma visão de país suficientemente abrangente para desvendar as realidades regionais;, disse uma importante liderança de um partido que enfrenta problemas diretos com o PT.



Lula, contudo, havia afirmado ao Correio, em entrevista concedida no fim do ano passado, que o papel dele na campanha seria mais restrita aos comícios, para mostrar os feitos do governo Dilma e as razões pelas quais ela merece uma nova oportunidade de governar o país. Na última segunda-feira, ele já tomou postura mais ativa ao conduzir uma reunião no Palácio da Alvorada, ao lado de Dilma, do futuro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Franklin Martins.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação