política
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Comissão de Ética rejeita representação de líder do PSDB contra Dilma O deputado Carlos Sampaio pedia investigação com relação à escala não prevista da viagem da presidente, em Lisboa

Grasielle Castro - Correio Braziliense

Publicação: 29/01/2014 13:38 Atualização: 29/01/2014 15:44

Presidente Dilma com o chef do restaurante Eleve, em Lisboa, Joachim Kroeper (Instagram/Reprodução)
Presidente Dilma com o chef do restaurante Eleve, em Lisboa, Joachim Kroeper

A Comissão de Ética da Presidência da República rejeitou a representação do líder do PSDB na Câmara, deputados Carlos Sampaio (SP), contra a presidente Dilma Rousseff, que pedia investigação com relação à escala não prevista em Lisboa, na viagem entre Zurique e Havana. De acordo com o presidente da comissão, Américo Lacombe, a decisão foi indeferida liminarmente por incompetência do órgão, que não tem a atribuição de apurar denúncias contra a presidente. “Nós não temos competência para julgar o presidente e o vice. Só de ministros de estado para baixo. A decisão foi indeferida por unanimidade. Não tem jeito, quem fez o regulamento não foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, então se o deputado quiser, que vá se queixar com o líder do partido dele”, disse.

Lacombe reforçou ainda que a função da comissão é auxiliar a presidente a fiscalizar os funcionários. “Quem quiser se queixar sobre a presidente, vá se queixar ao Senado, que é quem julga os crimes de responsabilidade dela ou ao Supremo, que é quem quem julga os crimes comuns. Isso não é problema dessa comissão”, pontuou. Perguntado se o colegiado apuraria a denúncia com relação aos ministros que acompanharam a presidente na parada em Lisboa, Lacombe afirmou que a comissão pode investigar, se for provocada. “Não vejo nenhuma razão para fazer de ofício, para começar eles estavam ali acompanhando a presidente, no auxílio dela”, destacou o presidente. Quanto ao jantar, ele também descartou qualquer irregularidade.”Não vejo problema nenhum, desde que eles paguem a sua conta. E cada um pagou. Não é problema nosso, não é problema do contribuinte”, concluiu.

Leia mais notícias em Política

O líder do PSDB na Câmara, deputados Carlos Sampaio (SP), autor da ação, argumentou que a parada da presidente em Portugal foi injustificada e o governo exagerou nos gastos. “A se confirmarem essas informações, a presidente da República não apenas fez uma escala injustificada em Lisboa, mas deliberou por transformar essa escala ociosa em uma alucinante cena de ostentação supérflua custeada pelo patrimônio público brasileiro”, disse o parlamentar ontem. Ele também pediu a abertura de inquérito na Procuradoria Geral da República contra Dilma por suposta prática de improbidade e eventual crime contra a administração pública na escala não prevista em Lisboa no sábado.

Ontem, a presidente rebateu as críticas. Segundo ela, a aeronave não tem autonomia de voo e que teria que fazer um pouso e justificou que pode escolher onde comer porque paga a conta. “No que se refere a restaurante,é exigência de todos para todos os ministros, e eu só faço exigência do que eu também exijo de mim, que quem jantar ou almoçar comigo pague a sua conta”, pontuou. O Ministério de Relações Exteriores também deu explicações. A pasta informou que é de praxe as representações diplomáticas serem informadas sobre a possibilidade de visita da presidente previamente e se organizar.

A comitiva presidencial ocupou 45 quartos em um dos principais hotéis de Lisboa, a um custo total estimado de R$ 70 mil. A suíte ocupada por Dilma tem preço tabelado equivalente a R$ 26 mil.

Caso Siemens

A Comissão de Ética arquivou a representação contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusado pelo PSDB de direcionar a apuração do caso Siemens. De acordo com Lacombe, a ação foi arquivada porque o ministro não fez nada de extraordinário. O inquérito já existiam tanto que os documentos foram anexados no inquérito já existente. Se ele não apurasse, estaria prevaricando”, explicou.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Ernani oliveira
DEPUTADO CARLOS SAMPAIO, COMO ELES VÃO ANALISAR, SENDO A COMISSÃO FOI NOMEADO PELA DILMA!!!! NUNCA! | Denuncie |

Autor: Hildo Evaristo
Pequenez da OPOSIÇÃO ante tantos problemas no Brasil nesta linha ao invés de ganhar pontos perde votos". | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas