Politica

Joaquim Barbosa leva mensagem do Judiciário ao Congresso e evita polêmicas

O presidente do STF ressaltou a importância da harmonia institucional entre os Três Poderes

postado em 03/02/2014 19:02
Ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, leu nesta segunda-feira (3/2), pessoalmente, a sua mensagem ao Congresso Nacional na abertura do ano legislativo. Ele ressaltou a importância da harmonia institucional entre os Três Poderes como ;liga mestra do nosso sistema de governo;, e desejou um ano ;proveitoso e útil; para a resolução das questões relevantes ao país. ;O Poder Judiciário congratula-se com o Congresso Nacional no contínuo diálogo e harmonia entre os poderes;, disse.

Barbosa citou as ações promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça em 2013 para aumentar a transparência e a eficiência do Poder Judiciário, e reafirmou que ;O Supremo Tribunal Federal continuará a dar curso à sua missão primordial, que é guardar a Constituição Federal;.

A mensagem do ministro não citou temas polêmicos, como a perda automática de mandato de parlamentares, após condenações criminais na Suprema Corte. Ao chegar ao Congresso, Barbosa foi questionado se notificaria a Câmara sobre o mandato de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). O ministro se limitou a dizer que ;não há o que ser notificado;.



No início deste ano o ministro deu decisão definitiva, condenando Cunha no processo do mensalão, o que determina a prisão dele. No entanto, antes de sair de férias, Joaquim Barbosa não expediu o mandato de prisão para o deputado e a Câmara não foi notificada sobre a decisão. Por isso, apesar de condenado, João Paulo Cunha continua em liberdade aguardando posicionamento da Justiça.

Antes da mensagem do Poder Judiciário, o quarto-secretário da Mesa do Congresso Nacional, senador João Vicente Claudino (PTB/PI) leu a mensagem da presidenta Dilma Rousseff. Além de elencar os programas do governo na área social e de infraestrutura, a presidenta conclamou os congressistas a colaborarem com o governo no controle dos gastos públicos e na responsabilidade fiscal. Dilma também apontou 2014 como um ano de ;oportunidades extraordinárias; para o investimento no Brasil com a realização da Copa do Mundo e do leilão do Campo de Libra do pré-sal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação