Politica

Marco Aurélio vai quebrar o sigilo do caso Siemens e promete divulgar nomes

Ministro quer liberar parte das informações sobre a investigação que apura a suposta formação de cartel por multinacionais durante governos do PSDB no estado paulista

postado em 04/02/2014 08:02


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de Mello afirmou ontem que abrirá o sigilo do inquérito que investiga o suposto cartel no metrô e nos trens de São Paulo envolvendo as multinacionais Siemens e Alstom durante governos tucanos. Relator do inquérito, Marco Aurélio disse que manterá o sigilo somente nas situações previstas em lei, como o fiscal e o bancário. Os nomes dos envolvidos serão divulgados, informou.

[SAIBAMAIS];Vou preservar o sigilo no que a lei impõe. Agora, no mais, não. Vamos abrir, inclusive, com os nomes dos envolvidos;, declarou. O ministro está analisando o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para compartilhar as informações sobre o caso com uma comissão de sindicância instaurada na Procuradoria da República em São Paulo, que apura possível desvio de conduta do procurador da República Rodrigo de Grandis. Ele deixou de tomar medidas para as investigações a pedido da Justiça suíça, alegando esquecimento. O pedido, segundo ele, teria sido colocado em uma gaveta errada e esquecido.



;Vamos aguardar, porque o procurador preconizou que eu abra vista das peças a uma comissão de sindicância instaurada na Procuradoria de São Paulo. Vou verificar a problemática do compartilhamento da prova e o que está sob sigilo. E também ver o problema do sigilo que hoje é linear. Esta semana deve sair alguma coisa;, anunciou o ministro do STF.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação