Politica

Comissões temáticas da Casa começarão a ser definidas na próxima terça

PT e PSDB tem reuniões marcadas para terça. Tema também deve ser tratado na reunião do colégio de líderes

postado em 07/02/2014 15:48
Os principais partidos na Câmara dos Deputados devem começar a definir a partir de terça-feira a presidência das comissões temáticas da Casa. PT e PSDB já tem reuniões marcadas para tratar do tema na terça. O assunto também deve estar presente na reunião do Colégio de Líderes, no mesmo dia. Com a segunda maior bancada da Câmara, o PMDB ainda não definiu o assunto. A presidência de cada uma das 21 comissões temáticas é definida de acordo com uma lista, que leva em conta o tamanho das bancadas. PT e PMDB, as duas maiores, ficam com três comissões cada, sendo que o PT é o primeiro a escolher. Tradicionalmente, o partido com a maior bancada escolhe, como primeira opção, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), considerada a mais importante da casa. As outras duas escolhas, entretanto, ainda são uma incógnita.

;Temos uma reunião marcada para tratar disso na terça. Alguns deputados já manifestaram interesse na Comissão de Seguridade Social e Família e na de Agricultura também, mas ainda não batemos o martelo;, informou o líder da bancada petista, deputado Vicentinho (SP). Fontes no partido comentam que a ordem do Planalto é garantir o controle da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), além da CCJC. O interesse pela CSSF se justifica pela quantidade de projetos com impacto financeiro que passam pelo colegiado, como àquelas relacionadas à previdência de servidores públicos.

O Democratas ainda não definiu qual comissão presidirá (o partido é o 11; a escolher). Interlocutores no partido ventilam o nome do deputado Júlio Campos (MT) para assumir a presidência da comissão do partido. Existem também tratativas entre os líderes partidários para que a Comissão de Turismo e Desporto seja dividida em duas - como ocorreu no ano passado com a antiga Comissão de Educação e Cultura - de forma a contemplar o PSC, excluído da lista pelo surgimento dos novos PROS e Solidariedade.

Direitos Humanos

Na terça, a Câmara pode decidir também o imbróglio envolvendo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Existe a possibilidade de que o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por seus posicionamentos polêmicos, se torne o próximo presidente do colegiado. O PP tem direito a presidir duas comissões, e é possível que a CDHM acabe ;sobrando; para o partido. ;A 20; escolha é nossa. Como a CDHM é geralmente preterida, é possível que fiquemos com ela. Tenho o compromisso do nosso líder, Eduardo da Fonte (PE), de me indicar, se a comissão efetivamente ficar conosco;, disse Bolsonaro, que também conta com apoio de parlamentares evangélicos.

Petistas ligados ao tema devem se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para tentar sensibiliza-lo sobre o tema. ;Vamos trabalhar para que não se repita o ocorrido no ano passado. Se não ficar conosco, que fique com um parlamentar de outro partido que seja comprometido com a causa;, destacou Vicentinho, referindo-se à eleição de Feliciano para o colegiado, no ano passado.

A possibilidade de que Bolsonaro assuma a CDHM também vem causando rebuliço nas redes sociais. O estudante Jefferson Monteiro, criador da personagem ;Dilma Bolada; no Facebook, ameaçou descontinuar o personagem, caso Jair Bolsonaro assuma a comissão. ;Se o PT deixar Bolsonaro assumir a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara não apenas a Dilma Bolada acaba como também eu não voto na Dilma;, escreveu ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação