Politica

Definição das presidências das comissões é adiada para a próxima semana

O motivo do impasse é a cobrança do PSC pela presidência de uma comissão

postado em 11/02/2014 17:37
Ficou para a semana que vem a definição das presidências das comissões da Câmara dos Deputados. Os líderes não chegaram a um acordo sobre a divisão nesta terça-feira (11/2). O motivo do impasse é a cobrança do PSC pela presidência de uma comissão. Com a criação do Pros e do Solidariedade, no ano passado, o PSC deixou de ter direito a uma comissão no cálculo da proporcionalidade.

As presidências das comissões são divididas de acordo com os tamanhos das bancadas - os maiores partidos têm mais comissões e também escolhem primeiro.

Leia mais notícias em Política


Na semana passada, os líderes discutiram a divisão da Comissão de Turismo e Desporto em duas para contemplar o partido. O PT, a quem caberia a chefia do novo colegiado, cederia a vaga para o PSC. As negociações, no entanto, não prosperaram.

O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), já tinha adiantado na manhã de hoje que pediria o adiamento da discussão para a semana que vem.

[SAIBAMAIS]O PT ainda não decidiu as escolhas que vai fazer. O partido tem direito a presidir três comissões. Segundo Vicentinho, o único consenso do partido é o pleito pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Alguns setores do partido querem que seja priorizada, em segundo lugar, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias; outros defendem a priorização da Comissão de Seguridade Social e Família. Há ainda quem defenda que o partido ocupe as presidências da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; da Comissão de Educação; e da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação