Politica

Secretários discutem alinhamento de políticas de segurança em Aracaju

Durante a solenidade, o ministro José Eduardo Cardozo defendeu a integração dos órgãos de segurança do Brasil

postado em 14/02/2014 11:46

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador de Sergipe, Jackson Barreto, participaram da abertura do 53; reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada em Aracaju na noite da última quinta-feira (13/2). Evento tem como objetivo alinhar as políticas públicas de segurança.

Durante a solenidade, o ministro José Eduardo Cardozo defendeu a integração dos órgãos de segurança do Brasil. Autoridades e secretários de segurança de todo o país participam do evento. Entre eles a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves.

[SAIBAMAIS];Os secretários de segurança e o Ministério da Justiça têm que trabalhar juntos, independente de política partidária, para enfrentarmos o desafio que aflige a população: a violência. As razões que me fazem estar aqui, além do trabalho deste Colégio, devem-se ao momento que estamos vivendo. Temos eventos importantes para sediar, temos um pleito eleitoral e não podemos nos dar ao luxo de estarmos desagregados;, afirmou.

Cardozo falou ainda sobre um projeto de lei que traça normas de segurança para manifestações. ;Lutamos pela democracia e não podemos aceitar que pessoas, com interesses outros, usem uma manifestação democrática para provocar atos de violência, para matar. Temos que agir com serenidade, com eficiência, voltados para o interesse público e para isso, temos que estar juntos. Temos que trabalhar na garantia do direito. O Governo Federal pretende apresentar um projeto de lei que garanta a segurança nas manifestações e nós queremos ouvir os secretários de segurança publica sem transformar o assunto numa disputa político partidária. Estou aqui para fazer um chamamento para combater a violência e garantir a liberdade democrática das manifestações;.


O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. O Consesp oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação. A reunião que ocorre em Aracaju segue até esta sexta-feira (14/2).

Em seu discurso, Jackson Barreto destacou o papel do Consesp na divulgação de projetos de segurança pública. ;Esse evento de hoje é importante para a troca de experiências entre os Estados. Através dessa troca de informações, conseguimos bons resultados. Somos um estado modelo no trabalho de integração entre as polícias Civil e Militar com a implantação de centros integrados de segurança e vamos compartilhar nossa experiência com os demais estados;, declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação