política
  • (4) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ativistas em defesa dos direitos dos animais acampam em frente ao Congresso Na pauta de reivindicações do movimento estão a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar maus-tratos

Agência Brasil

Publicação: 17/02/2014 12:59 Atualização:

Ativistas em defesa dos direitos dos animais começaram a acampar nesta segunda-feira (17/2) no gramado em frente ao Congresso Nacional para pressionar parlamentares a aprovar projetos de lei que contemplem a causa. O Acampamento Nacional pelos Direitos dos Animais contava com cerca de 60 pessoas e 30 barracas nesta manhã. A coordenação do movimento espera mobilizar mais de mil pessoas até quinta-feira (20/2) em Brasília.

Ativistas acampam no gramado em frente ao Congresso para pedir abertura de CPI e aprovação de projetos (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Ativistas acampam no gramado em frente ao Congresso para pedir abertura de CPI e aprovação de projetos

Na pauta de reivindicações do movimento estão a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar maus-tratos a animais e a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.376/2003, que regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos para controle sanitário e de natalidade, para impedir que o procedimento seja feito sem critério nos centros de zoonose.

Os ativistas também reivindicam a aprovação do PL 6.602/2013, que veta o uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene, a proibição de animais em circos no país e o aumento da pena para maus-tratos e crueldade contra animais.

Leia mais notícias em Política

Segundo a coordenadora do acampamento, Carolina Mourão, essa é a primeira ação nacional conjunta dos ativistas e protetores dos animais. “Temos 11 projetos que são a prioridade da causa, entre eles o carro-chefe que é o PL 1.376/2003, que regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos em território nacional. Essa é a maior demanda do movimento. Temos esperança de que a pauta de votação seja destrancada para a causa animal,” disse.

A integrante da organização não governamental Santuário de Elefantes Brasil, Nelma Souza, disse que está na mobilização para pressionar pela proibição dos animais em circo. “Dez estados já proibiram o uso de animais em circo. Eles sofrem maus-tratos e são muito explorados”, disse.

As ativistas Catalina Melo e Gerlande Gomes de Oliveira, de Campina Grande, na Paraíba, contam que fazem trabalho de resgate e cuidado de animais que vão para abrigos. “Também trabalho em escolas fazendo palestras e levando essa temática de educação humanitária e bem-estar animal, mostrando que os animais têm sentimentos e direitos e merecem todo o respeito”, disse Catalina.

Na manhã desta terça-feira (18/2), está prevista a visita dos deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais ao acampamento dos ativistas.

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: Ana Carolina Carvalho
Apoio completamente esse movimento e parabenizo a todas as pessoas engajadas nessa luta. De certa forma, o ser humano consegue lutar, correr atrás das coisas, se virar... e os animais dependem de nós em muitos aspectos. | Denuncie |

Autor: Walmerson Pucci
Apoiado. Tenho 03 viralatas que foram "ADOTADOS", não existe dinheiro nem nada no planeta, que pague o carinho que os 03 dão a mim e a minha familia. E sinceramente, nos dias de hoje, prefiro milhões de vezes os bichos do que a maioria dos chamados "humanos" ou será "DEShumanos". VIva os animais! | Denuncie |

Autor: Márcia Cunha
Apoiadíssimo. Vale lembrar que mais importante que lei é a atitude de cada um. No site da Peta podemos verificar que empresas usam e que empresas não usam animais em testes. Se os consumidores pararem de comprar produtos de empresas que usam animais, então elas terão que parar os testes ou fechar. | Denuncie |

Autor: Eli Roberto Chagas
apoio essa manifestação pelos animais, mas lembre-mos também das crianças abandonadas, das pessoas que moram na rua. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas