Politica

Acordo do PT e PP evita que Bolsonaro assuma Comissão de Direitos Humanos

Diversos parlamentares do PT demonstraram interesse em assumir a Comissão de Direitos Humanos, entre eles Erika Kokay (DF) e Padre Ton (RO)

postado em 18/02/2014 14:52

Diversos parlamentares do PT demonstraram interesse em assumir a Comissão de Direitos Humanos, entre eles Erika Kokay (DF) e Padre Ton (RO)

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve voltar a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, segundo o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). ;Direitos Humanos vai ficar com o PT. Ele reivindicou e nenhum outro partido demonstrou interesse;, disse Alves pouco antes da reunião de líderes. Interlocutores no partido comentam que o nome mais forte até o momento é o do deputado Nilmário Miranda (PT-MG). Além de ter sido um dos fundadores da CDHM, Nilmário também chefiou a Secretaria de Direitos Humanos (SDH-PR) durante parte do governo Lula.

Diversos parlamentares do PT demonstraram interesse em assumir a Comissão de Direitos Humanos, entre eles Erika Kokay (DF) e Padre Ton (RO). O novo presidente da Comissão deve ser anunciado oficialmente logo mais, às 18h, durante a reunião da bancada petista. O partido também assumirá a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), responsável por elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA). A relatoria desta última comissão será indicada pela bancada do PMDB no Senado, de acordo com o sistema de rodízio.

Além da Comissão de Direitos Humanos, o PT deverá assumir também as de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A terceira escolha da legenda deve ser a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Existe a possibilidade, entretanto, de que a CSSF seja dividida em duas, com a criação de uma Comissão de Saúde. ;Estamos decidindo nesse momento qual comissão será desmembrada, se a CSSF ou a Comissão de Turismo e de Desporto. Há também a possibilidade de desmembrarmos a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. De qualquer forma, haverá um desmembramento só;, disse o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO). A mudança tem por objetivo contemplar o PSC, excluído da divisão depois da criação dos novos PROS e Solidariedade.

PSD assumirá Minas e Energia

O líder da bancada do PSD, deputado Moreira Mendes (RO) anunciou que o partido presidirá as comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor. Este ano o PSD foi responsável pela 6; e pela 13; escolhas. ;Nos reunimos hoje pela manhã e definimos a maior parte das questões. Minas e Energia será presidida pelo deputado Geraldo Tadeu (MG). A outra ainda não foi definida;, disse ele. O PSDB indicou que escolherá a Comissão de Educação, dentre as duas a que tem direito, mas ainda não apontou nomes. No Democratas, a pedida é a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), que deve passar a ser presidida por Júlio Campos (MT).


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação