Politica

PT só indicará nome para presidir CCJ da Câmara na terça-feira

Além do presidente da CCJ, o PT vai indicar os nomes para as comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDH) e Seguridade Social e Família

postado em 20/02/2014 19:53
O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), informou nesta quinta-feira (20/2) que o partido só indicará o nome para presidir a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na próxima terça-feira (25/2). Nesta quinta-feira, líderes partidários divulgaram os nomes de 15 indicados à presidência das 22 comissões da Casa.

Considerada a comissão mais importante da Câmara, a CCJ é a que tem o maior número de deputados. A comissão dá a palavra final sobre a viabilidade de uma proposta. Pode também arquivar um projeto considerado inconstitucional ou incoerente com o ordenamento jurídico. Além disso, é a comissão que analisa em grau de recurso representações contra deputados e que serve como órgão de consulta sobre questões regimentais.


Além do presidente da CCJ, o PT vai indicar os nomes para as comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDH) e Seguridade Social e Família. A CDH foi uma escolha prioritária do partido. Em 2013, a comissão foi alvo de inúmeras polêmicas após a escolha do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para ser o seu presidente. O PSDB e o PSC também não definiram as suas indicações.

[SAIBAMAIS]O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) manifestou interesse em presidir a comissão. Outro nome cotado é o da deputada Erika Kokay (DF). Já para a CCJ um dos nomes cotados é o do deputado Vicente Cândido (SP).

Os indicados ainda precisam ser eleitos nas comissões, na data determinada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a instalação dos colegiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação