Politica

Após 18 anos, o TSE garante segurança nas urnas; especialistas discordam

No fim da votação, as máquinas imprimem um boletim, que é distribuído aos fiscais de partidos

Estado de Minas, Juliana Ferreira
postado em 05/03/2014 06:30
O software é aberto seis meses antes das eleições para desenvolvimento. Partidos podem acompanhar o processo

Belo Horizonte
; A urna eletrônica completa a maioridade neste ano, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comemora a superação de um cenário nebuloso de lentidão, erros e trapaças. Por causa de frequentes fraudes, o TSE implementou o modelo mais moderno em 1995. No ano seguinte, o sistema eletrônico foi usado em um terço das seções eleitorais no pleito municipal. Quatro anos depois, em 2000, todos os votos já eram captados pela nova urna. Assim, o Brasil se tornou o único no mundo a ter votações 100% informatizadas, o que significa uma apuração mais rápida e pouquíssima intervenção humana. Entretanto, especialistas em informática que testaram a máquina e seu software admitem a possibilidade de fraude.

Leia mais notícias em Política


O TSE garante que a urna eletrônica permitiu mais segurança às eleições. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do órgão, Giuseppe Dutra Janino, ao longo desses 18 anos, o tribunal se dedicou a melhorar os procedimentos técnicos e aumentar a lisura do processo. ;Investimos em dois pilares: segurança e transparência. Investimos no interior da urna no sentido de torná-la mais segura, colocar dispositivos que permitam a verificação e a auditoria;, explica Janino, que ressaltou o fato de as urnas não serem conectadas a nenhuma rede de comunicação, tornando impossível a invasão de hackers.

O software de votação, por sua vez, é aberto seis meses antes da eleição para que os partidos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possam acompanhar o desenvolvimento. Em seguida, o programa é blindado por certificados digitais ; assinados pelas autoridades ; e encaminhado aos tribunais regionais eleitorais, que o instala nas urnas. No fim da votação, as máquinas imprimem um boletim, que é distribuído aos fiscais de partidos. Depois, o resultado é cifrado e encaminhado, no cartão de memória, para os cartórios. Todos esses procedimentos são considerados por Janino indícios de credibilidade. O TSE, inclusive, abriu o sistema duas vezes para especialistas em computação tentarem fraudar o dispositivo. ;No dois testes que realizamos, o sistema se mostrou robusto, em que os hackers não conseguiram avançar e quebrar barreiras;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação