Politica

Após 5 décadas, Brasil anistia os primeiros jovens a morrer na ditadura

A anistia foi anunciada durante um evento no Recife que debate os 50 anos do golpe e que homenageou os dois jovens

postado em 12/03/2014 08:25
Armados com cocos e pedras, Jonas José de Albuquerque Barros e Ivan da Rocha Aguiar participavam da manifestação contra a deposição e a prisão do então governador pernambucano Miguel Arraes, quando a linha de policiais e militares disparou contra a multidão. No mesmo dia do golpe que derrubou o governo de João Goulart, em 1; de abril de 1964, estavam feitas as duas primeiras vítimas da ditadura em Pernambuco. Na terça-feira (11/3), quase cinco décadas depois, o Estado brasileiro anistiou os jovens durante a 78; Caravana da Anistia, no Recife. O ato se deu dentro da programação do congresso internacional 50 Anos do Golpe e a agenda da Justiça de Transição no Brasil.

[SAIBAMAIS]Além da anistia aos dois jovens, foram homenageados 29 pernambucanos que lutaram contra a imposição do poder militar. Entre outros, foi exaltada a memória de Dom Helder Câmara, expoente da igreja de cunho social e humanitário, e de David Capistrano da Costa, médico com importante contribuição à saúde pública no Brasil. O evento no Recife é um dos muitos programados para os meses de março e abril que tentam refazer a memória e entender as consequências do período militar no país, terminado somente em 1985.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação