Politica

Governo quer votação do Marco Civil da Internet o mais rápido possível

Apesar de o presidente da Câmara defender o adiamento, Planalto orienta aliados a apreciar o Marco Civil hoje no plenário

Naira Trindade, Paulo de Tarso Lyra
postado em 19/03/2014 06:00

Cardozo (E) e Ideli participaram de reunião ontem na Câmara para acertar a votação do Marco Civil da Internet
O governo cedeu até o limite, atendeu parte dos pleitos dos partidos aliados ; a questão dos data centers será modificada no relatório ; e quer votar ainda nesta quarta-feira (19/1) o Marco Civil da Internet. A decisão foi tomada na noite de ontem, após reunião no Ministério da Justiça com o titular José Eduardo Cardozo, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e parte da base aliada. ;Vamos votar amanhã (hoje) e não na outra semana. Essa é uma matéria de maioria simples;, minimizou o líder do Pros na Casa, Givaldo Carimbão (AL).




[SAIBAMAIS]Outra reunião está prevista para as 9h de hoje, na Câmara, envolvendo todos os líderes partidários, inclusive da oposição e Cardozo. Ontem, em encontro semelhante ; sem a presença dos ministros ; realizada na mesma Casa, havia sido decidido que os deputados discutiriam a matéria, mas que só votariam o projeto na próxima terça-feira. A sinalização do adiamento havia sido dada pelo próprio presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). ;A partir da próxima terça-feira, quando será votado esse item (Marco Civil da Internet), vamos ter a pauta destrancada. Vamos ao voto, quem ganhar ganhou, e quem perder que respeite a democracia;, resumiu ele.

Henrique Alves manteve, à noite, o posicionamento ao Correio. ;Encerra a discussão hoje e vota na terça. É o governo que quer votar. Mas não vou correr riscos de obstrução e inviabilizar a votação. Seria mais desgaste para a Casa;, declarou ele. Não é o que pensa o líder do PSD na Câmara, Moreira Mendes (RO). ;Desde a semana passada, já estávamos com o pensamento definido e, agora, no fim da tarde, fechamos um compromisso de tentar construir uma solução final. Estamos prontos para votar (hoje) essa proposta;, assegurou ele.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação