Politica

Governo apresentará projeto sobre data centers de provedores de internet

O ministro das Comunicações disse que, além da questão de proteger os dados, precisamos dar soberania para a Justiça quando ela requisitar dados de usuários brasileiros

postado em 26/03/2014 13:02
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (26/3) ainda ser ;entusiasta; de uma legislação que obrigue ou, pelo menos, estimule ainda mais a instalação de data centers de provedores de conexão e aplicações de internet em território nacional, apesar de a ideia ter sido retirada do Marco Civil da Internet aprovado nessa terça-feira (25/3) pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, o governo apresentará no segundo semestre projeto que retomará a questão.

;O governo cedeu porque viu mais vantagens em aprovar o marco do que continuar brigando por esse ponto. Mas vem para o Congresso uma lei de proteção de dados individuais [em que] isso poderá ser rediscutido;, disse o ministro. ;Além da questão de proteger os dados, precisamos dar soberania para a Justiça quando ela requisitar dados de usuários brasileiros;, acrescentou. Ele criticou o fato de o Google ter se negado a repassar dados ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob a justificativa de que os dados estariam armazenados nos EUA e, portanto, sujeitos à legislação daquele país.

[SAIBAMAIS]Outra questão levantada pelo ministro, como justificativa para o projeto ser apresentado, é que os dados são cada vez mais ;um grande conjunto de recursos naturais e, talvez, um grande ramo da economia a se desenvolver;, disse.



;Quando você contrata um aplicativos para celular, por exemplo, a primeira coisa que eles fazem é pedir para ter acesso aos seus dados. E depois mandam propagandas [direcionadas]. Eles podem fazer isso. Só não podem ficar bisbilhotando a sua vida e divulgar a sua conversa. Dados serão a base de uma grande indústria que está se desenvolvendo;, argumentou Paulo Bernardo.

;Data centers, portanto, será [assunto a ser] discutido em um segundo momento. O governo tem de dar mais incentivos para se trazer data centers para cá. Hoje, quem quer construir rede e comprar equipamentos para fazer data centers já é desonerado de impostos federais;, acrescentou.

Segundo o ministro, o projeto anunciado deverá ser apresentado no segundo semestre. ;Se for importante e os parlamentares assim o considerarem, poderá ser aprovado ainda neste ano, apesar das eleições;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação