Politica

Após sabatina, Comissão do Senado aprova nomes de novos diretores da Antaq

Mario Povia e de Fernando José de Pádua da Costa Fonseca foram escolhidos como novos nomes para cargos de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

postado em 26/03/2014 14:52
Em duas votações distintas, por 19 votos favoráveis e 1 contrário, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quarta-feira (26/3) as indicações de Mario Povia e de Fernando José de Pádua da Costa Fonseca para cargos de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A comissão também aprovou requerimento de urgência para que o plenário da Casa aprecie as indicações, o que pode ocorrer ainda hoje.

Sabatinados nesta quarta-feira, os indicados ressaltaram a importância do setor para o desenvolvimento do país e a necessidade de investimentos no sistema hidroviário. Fonseca, que é servidor efetivo da Antaq desde 2005, destacou que, pelo modal marítimo do país transitam 98% das exportações brasileiras. Além disso, observou que só no ano passado, o setor portuário movimentou 931 milhões de toneladas de carga.



Sobre o setor hidroviário, o indicado disse que o Brasil tem vocação para as hidrovias. Fonseca informou que a agência tem desenvolvido estudos relacionados ao setor.

[SAIBAMAIS]Mario Povia, também servidor efetivo da agência desde 2006, destacou que a nova Lei dos Portos (Lei 12.815/2013) está sendo positiva para o setor. ;A licitação de mais de uma centena de arrendamentos portuários, o término da exigência de movimentação de cargas próprias para os terminais privados e a possibilidade de prorrogação antecipada dos contratos de arrendamento em vigor mediante a realização de investimentos proporcionarão um verdadeiro choque de oferta de infraestruturas portuárias;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação