Politica

Planalto adota plano B para fustigar oposição na investigação da Petrobrás

Governistas propuseram a abertura de uma CPI ainda mais ampla, para investigar também as denúncias de pagamento de propina no Metrô de São Paulo

Paulo de Tarso Lyra
postado em 02/04/2014 08:06
Renan anuncia criação de CPI da Petrobras no SenadoEm estratégia para tumultuar a sessão do Senado e ganhar tempo na instalação da CPI da Petrobras, o governo adotou uma tática diversionista e apresentou ontem dois requerimentos, aparentemente contraditórios, no plenário da Casa. O primeiro questiona a CPI proposta pela oposição, com o argumento de falta de fato determinante, o que contraria o regimento da Casa. Paradoxalmente, os governistas propuseram a abertura de uma CPI ainda mais ampla, para investigar também as denúncias de pagamento de propina no Metrô de São Paulo ;o que poderia atingir o PSDB do senador Aécio Neves (MG) ;, e supostas irregularidades no Porto de Suape e na refinaria Abreu e Lima, ambos em Pernambuco ; para constranger o governador e pré-candidato Eduardo Campos (PSB).

A tática foi tramada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com o novo ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, empossado na manhã de ontem. Prometida para hoje, a resposta de Renan ao questionamento da base, no entanto, não encerrará a novela. Independentemente do resultado, governo ou oposição poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ao próprio plenário ou ao Supremo Tribunal Federal.



A instalação da CPI da Petrobras foi lida ontem no plenário do Senado. Em seguida, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pôs em prática a manobra do governo. ;Chegamos à inafastável conclusão de que o requerimento de criação da CPI da Petrobras apresenta um conjunto de fatos determinados estanques, desconexos;, disse ela. O requerimento de abertura da CPI da oposição pede a investigação da compra da Refinaria de Pasadena, no Texas; de indícios de pagamento de propina a funcionários da Petrobras por uma empresa holandesa; de denúncias de superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima (PE); e de supostas más condição de trabalho de funcionários da empresas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação