política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Comício da Candelária foi marco na luta pela democracia, diz Dilma "Se hoje podemos lutar por mais direitos, pela igualdade social, racial e de gênero, devemos muito disso à transformação iniciada nas Diretas Já", disse a presidente pelo Twitter

Agência Brasil

Publicação: 10/04/2014 17:45 Atualização:

A presidente Dilma Rousseff lembrou nesta quinta-feira (10/4) o comício da Candelária pelas Diretas Já, que, há 30 anos, levou 1 milhão de pessoas ao centro do Rio de Janeiro. Segundo a presidente, o comício do dia 10 de abril de 1984, na Praça da Candelária, foi um marco na luta pela democracia.

Leia mais notícias em Política

A época era de abertura política e representantes de inúmeros grupos sociais e partidos políticos, intelectuais, artistas e pessoas de todas as idades participaram do movimento que ficou conhecido como Diretas Já. “Se hoje podemos lutar por mais direitos, pela igualdade social, racial e de gênero, devemos muito disso à transformação iniciada nas Diretas Já”, disse a presidente em sua conta pessoal no Twitter.

Em apoio à emenda constitucional do então deputado Dante de Oliveira (PMDB-MT), milhares de pessoas foram às ruas pedindo eleições diretas para a Presidência da República (link). Os primeiros comícios ocorreram em março de 1983 e também receberam a adesão de muitos governadores e prefeitos. A emenda foi levada à votação na Câmara dos Deputados em 25 de abril de 1984 e derrotada por uma diferença de apenas 22 votos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas