Politica

Aécio faz duras críticas ao "aparelhamento" promovido pelo PT na Petrobras

Em tom de campanha, o presidenciável promete reestatizar a empresa

postado em 15/04/2014 08:11
O presidenciável Aécio Neves discursa em Salvador: PSDB e DEM comemoram o apoio do PMDB na Bahia
O presidenciável do PSDB, Aécio Neves, reforçou as críticas da oposição ao loteamento promovido pelo governo federal na Petrobras. "Na última eleição, nos acusavam, o PSDB e o DEM, de querermos privatizar as empresas públicas. Diziam que privatizaríamos a Petrobras. O que eu quero é reestatizar a Petrobras, tirá-la das garras do partido político que a ocupou para fazer negócios, e entregá-la novamente aos interesses maiores da população", afirmou o tucano, em Salvador. Mais tarde, em evento no Rio de Janeiro, voltou a comentar o assunto: "Está na hora de a presidente da República devolver limpo o macacão dos funcionários da empresa. Quem está sujando a imagem da Petrobras é o PT, que estabeleceu o aparelhamento através da irresponsabilidade, que resulta na prisão de diretores em operações da Polícia Federal".



[SAIBAMAIS]Ainda na capital baiana, Aécio confirmou que vai hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) em busca de uma liminar que permita a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Segundo o senador mineiro, a oposição não vê problemas em uma devassa ampla, que investigue inclusive contratos dos adversários da petista. Para Aécio, a presença da presidente da estatal, Graça Foster, no Senado hoje será mais uma oportunidade para o governo dar explicações. "Esperamos o início do contraditório, do tempo do debate, da discussão. Queremos explicações para o fato de a Petrobras, que habitava, nos últimos anos, as páginas econômicas, agora não sair das páginas policiais", disse, acrescentando que o governo Dilma fracassou na economia, nos projetos de infraestrutura e nos indicadores sociais.

As críticas à gestão do governo federal e da Petrobras dividiram espaço com a comemoração da aliança fechada pela oposição com o PMDB na Bahia. A chapa, que terá o DEM na cabeça, o PSDB de vice e um nome peemedebista para o Senado. Aécio acredita que o acordo é apenas o primeiro dessa natureza. "Espero, sim, a partir do que se construiu na Bahia, que possamos ter parceiros do PMDB em outros estados da Federação ao nosso lado."

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação