Politica

Supremo vai decidir se CPI da Petrobras só vai analisar a estatal

A base governista tenta ampliar a apuração, incluindo o escândalo Alstom-Siemens

postado em 22/04/2014 08:28
A ministra Rosa Weber avaliará a abrangência da investigação
Nesta semana, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber deve decidir sobre o mandado de segurança feito por senadores da oposição para que a comissão parlamentar de inquérito (CPI) em discussão no Congresso investigue somente a Petrobras. Em manobra para tirar os holofotes da empresa e desgastar os adversários da presidente Dilma Rousseff, a base governista tenta ampliar a apuração, incluindo o escândalo Alstom-Siemens - suposta distribuição de propinas a políticos do PSDB em São Paulo - nos itens da CPI.



[SAIBAMAIS]Rosa Weber não adiantou sua posição. Na quarta-feira passada, parlamentares da oposição se reuniram com a ministra e apelaram por uma decisão favorável à investigação exclusiva sobre a Petrobras. ;Acho difícil a negativa do nosso pedido por parte do Supremo. Seria um desconhecimento ao direito da minoria no regime democrático. CPIs são instrumentos de fiscalização. O Executivo governa e a oposição fiscaliza;, diz o senador José Agripino Maia (DEM-RN), que esteve no encontro com a ministra.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação