Politica

Dilma apresenta nova lei do Marco Civil em evento mundial em São Paulo

Senadores votaram com a condição de o texto ser melhorado depois por meio de medida provisória

postado em 23/04/2014 08:59

O encontro reúne autoridades de dezenas de países para discutir a rede mundial de computadores

;O projeto é bom. Queríamos apenas apresentar algumas emendas, infelizmente, o rolo compressor prevaleceu.; O lamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) demonstra o clima que tomou conta do plenário do Senado, ontem, durante a votação do Marco Civil da Internet. A aprovação unânime, ainda que sob fortes críticas da oposição, é igualmente reveladora. Elogiado por todos, o projeto oriundo da Câmara dos Deputados pouco foi alvo das discussões. A revolta da minoria se deu com a forma de tramitação, a toque de caixa, em tempo de a presidente Dilma Rousseff apresentá-lo hoje como ;troféu;, nas palavras de Aécio, a autoridades de todo o mundo durante o NetMundial. O encontro, em São Paulo, reúne autoridades de dezenas de países para discutir a rede mundial de computadores.

Na chegada ao plenário, o Marco Civil ainda tinha pendente a aprovação na Comissão de Meio Ambiente (CMA), onde o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) renunciou à relatoria por discordar da forma como tramitava a matéria. O relatório acabou sendo feito e aprovado às pressas, diretamente no plenário, por Ricardo Ferraço (PMDB-ES). ;Eu vou votar a favor de uma coisa que não é perfeita e acabada? O não é por conta da atitude dos governistas que, para fazer um mimo ao Planalto, estão abrindo mão à tradição do Senado de melhorar textos;, criticou José Agripino (DEM-RN). Caso alterado, o texto obrigatoriamente voltaria à Câmara dos Deputados, onde seria novamente discutido e iria por água abaixo o trunfo de Dilma no evento de hoje.



Apesar da insatisfação da minoria, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), garantiu que a proposta será ajustada futuramente por meio de medida provisória. Contrariados, os senadores de oposição aceitaram o modus operandi costurado por Braga e demais lideranças da base governista. ;Não há aqui nenhum procedimento autoritário. Há tão somente uma matéria muito debatida e um clamor da sociedade;, defendeu a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação