Politica

Presidente Dilma anuncia segunda etapa do Pronatec para o fim deste ano

Segundo Dilma, o programa chegou hoje a 6,8 milhões de matrículas

postado em 24/04/2014 18:23
A presidente Dilma Rousseff anunciou que criará a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no final do ano, quando for cumprida a meta de matrículas. ;Temos certeza de que antes do fim do ano a gente vai ter cumprido os 8 milhões [de matrículas]. Aí vamos criar o Pronatec 2;, disse, durante formatura de alunos do programa em Cuiabá.

[SAIBAMAIS]Segundo Dilma, o programa chegou hoje a 6,8 milhões de matrículas. ;Como qualquer coisa na vida, a gente quando conquista uma parte quer outra. O governo também tem de olhar para o futuro e querer mais. Não há país desenvolvido que possa crescer, ficar cada vez mais rico se não tiver cidadãos formados na área técnica;, declarou a presidente, após dizer que o Brasil está na fase de ;dar um outro salto; e ;seguir mais longe;.

A presidente fez as declarações na cerimônia de formatura de 1,2 mil alunos do programa de 18 cidades cuiabanas. ;Espero que vocês jamais deixem de estudar. Outros Pronatecs virão, se capacitem sempre. Tragam os amigos que não vierem, avisem os parentes que existem essas chances;, disse aos formandos na solenidade.



Dilma destacou que, além da variedade de cursos e dos parceiros de qualidade, como entidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e os institutos federais, o programa tem um "fator importantíssimo" que é a gratuidade, inexistente nos cursos técnicos até então. ;Com isso a gente não discrimina ninguém. Todos os brasileiros de todas as idades têm acesso aos cursos. Para isso, o governo federal colocou R$ 14 bilhões;, destacou.

Criado em 2011, o Pronatec visa a expandir e interiorizar a educação profissional e tecnológica. No discurso, Dilma disse também que o governo federal não podia investir em educação técnica até 2005, quando foi enviado projeto ao Congresso propondo a modificação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação