Politica

Senadores querem acompanhar investigações sobre a morte de Malhães

Segundo foi publicado, entre as primeiras pessoas que souberam da morte do coronel Malhães está o também coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi de São Paulo (1970-1974)

postado em 29/04/2014 15:47
Paulo Malhães confessou, na Comissão Nacional da Verdade, a prática de tortura e assassinatos cometidos por ele e outros agentes da repressão durante o período da ditadura no Brasil
A Comissão de Direitos Humanos do Senado quer acompanhar as investigações da polícia do Rio sobre a morte do coronel reformado do Exército, Paulo Malhães. O requerimento de criação de uma comissão, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi aprovado nesta terça-feira (29/4). Além de Randolfe, a comissão será formada pelos senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Ana Rita (PT-ES).

Paulo Malhães ficou conhecido depois de ter confessado e denunciado, na Comissão Nacional da Verdade, a prática de tortura e assassinatos cometidos por ele e outros agentes da repressão durante o período da ditadura no Brasil (1964/85). As denúncias ocorreram há cerca de um mês. Na última sexta-feira (25/4), ele foi encontrado morto, com sinais de asfixia, na chácara onde vivia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

[SAIBAMAIS]O senador do Amapá mostrou preocupação com a notícia do jornal O Dia desta terça-feira. Segundo a publicação, entre as primeiras pessoas que souberam da morte do coronel Malhães está o também coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi de São Paulo (1970-1974). Por meio do Twitter de Ustra, o jornal descobriu uma postagem sobre o assassinato de Malhães 31 minutos antes da primeira notícia sair na imprensa sobre o caso.

;Existem elementos que não podem ficar só por conta da Polícia Civil do Rio. O caso não é um caso simples de latrocínio, e eu não vou me contentar com a versão rápida dada agora pela Polícia Civil de que foi o caseiro o responsável pelo crime;, disse. O senador disse não admitir que ;a morte da principal testemunha dos crimes ocorridos durante a ditadura, fique só na conta de caseiros, mordomos e fique por isso mesmo;. Para ele, Malhães morreu por omissão do Estado brasileiro.



Integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado esperam ser recebidos pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para falar sobre o caso. Os parlamentares querem pedir para a Polícia Federal entrar no caso. O presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, defendeu hoje, em Brasília, a entrada da Polícia Federal na apuração. ;As controvérsias em torno da morte do coronel Malhães alimentam suspeitas em torno do laudo médico no qual a causa da morte é descrita como ;edema pulmonar, isquemia do miocárdio, miocardiopatia hipertrófica, evolução de estado mórbido [doença];.

Na avaliação de Damous, a morte de Malhães não pode ser vista como um caso comum. ;Do meu ponto de vista, pelo passado dele e pelo o que ele representou, o caso tinha de ter tido um acompanhamento federal. Não pode ser tratado como mera tentativa de assalto;, afirmou. ;Por isso, defendo que a Polícia Federal acompanhe o caso;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação